Author(s): Fonseca, Fernando Pereira da ; Ramos, Rui A. R.
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8444
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Almeida; Espaços rurais; Planeamento estratégico; Turismo
Author(s): Fonseca, Fernando Pereira da ; Ramos, Rui A. R.
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8444
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Almeida; Espaços rurais; Planeamento estratégico; Turismo
O declínio dos espaços rurais periféricos resulta da perda da capacidade competitiva das actividades tradicionais e de políticas de desenvolvimento regional ineficazes. O turismo surge como uma oportunidade para relançar a economia destes espaços e para diversificar actividades. Através de um estudo de caso realizado em Almeida concluiu-se que existem recursos turísticos com elevado potencial e que os actores locais consideram o turismo como a actividade mais promissora para corrigir as trajectórias regressivas neste espaço rural. A implementação de um processo de planeamento estratégico de marketing constitui um meio apropriado para superar as fragilidades diagnosticadas e potenciar os pontos fortes.