Author(s): Anastácio, Zélia
Date: 2009
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/9657
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Aparelhos reprodutores; Fecundação; Educação sexual; Concepções
Author(s): Anastácio, Zélia
Date: 2009
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/9657
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Aparelhos reprodutores; Fecundação; Educação sexual; Concepções
O presente trabalho teve como objectivo identificar concepções e obstáculos de professores de 1º. Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) num domínio da educação sexual, mais precisamente no que se refere ao sistema reprodutor. A investigação iniciou-se com a construção de um questionário que, depois de validado, foi aplicado a uma amostra de 486 professores. Os resultados que se apresentam foram obtidos em resposta a duas questões abertas: a) Represente, através de um desenho esquemático legendado, os aparelhos reprodutores (masculino e feminino) e a fecundação; b) Represente, agora, como acha que um aluno de 1.º ciclo desenharia os aparelhos reprodutores (masculino e feminino) e a fecundação, antes da respectiva aprendizagem. Depois da recolha dos questionários, construiu-se uma base de dados no programa SPSS, com o qual se procedeu à análise categórica – ANACOR - dos mesmos. A percentagem de professores que respondeu a estas duas questões foi de aproximadamente 30%, tendo a análise dos desenhos sobre as representações dos professores revelado a existência de oito categorias de representação para o aparelho reprodutor feminino e cinco para o aparelho reprodutor masculino. No respeitante à fecundação emergiram três categorias relativas aos gâmetas. No que concerne à localização deste processo, a maioria esboçou-o de modo descontextualizado. Alguns factores que parecem influenciar tais concepções são a prática religiosa, a idade e o tempo de serviço dos professores. Quanto às concepções dos professores sobre a representação mental dos alunos acerca do sistema reprodutor, verificou-se uma menor diversidade de categorias para os aparelhos reprodutores e um decréscimo na representação da fecundação.