Author(s): Anastácio, Zélia
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9658
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação sexual; Receios; Apoios
Author(s): Anastácio, Zélia
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9658
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação sexual; Receios; Apoios
O propósito deste trabalho consistiu em identificar concepções de professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca da Educação Sexual (ES) em meio escolar, analisando-se aqui as suas percepções de receios e de apoios. A investigação desenrolou-se em três fases: aplicou-se um questionário a uma amostra de 486 indivíduos; organizou-se um debate com 4 professores; realizaram-se cinco grupos de foco que totalizaram 19 participantes. Os dados do questionário foram analisados estatisticamente através do programa SPSS. Os dados do debate e dos grupos de foco foram alvo de análise de conteúdo utilizando o método dos termos pivot. Os resultados do questionário indicaram que os professores receiam essencialmente a mentalidade e as reacções dos pais, bem como as reacções dos próprios alunos e o conservadorismo do meio. Os apoios que mais consideraram foram os dos colegas e dos directores de escola e de agrupamento. Factores que revelaram influência significativa na variável receios foram sobretudo sexo, formação específica em ES e área de trabalho, enquanto a variável apoios parece ser mais influenciada pela religião e prática religiosa, além da formação esporádica em ES. A argumentação apresentada nas discussões validou externamente estas percepções dos professores.