Document details

Uma abordagem multi-agente ao ensino médico utilizando a Web

Author(s): Alves, Victor ; Marques, Alberto ; Nelas, Luís ; Neves, José

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9736

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Sistemas multi-agente; Ensino médico; Sistemas tutoriais Inteligentes


Description

O ensino baseado na Web, utilizando Sistemas Tutoriais Inteligentes (STIs), é considerado um dos mais bem sucedidos empreendimentos da Inteligência Artificial. Na verdade, há uma longa lista de STIs já testados e que demonstraram facilitar o processo de aprendizagem, entre os quais se encontram os que respondem por disciplinas como a Álgebra, Geometria, Línguas e Informática. Estes STIs utilizam uma grande variedade de paradigmas computacionais, tais como Sistemas de Produção, Redes Bayesianas, Esquemas de Templates, Prova de Teoremas, e/ou Raciocínio Baseado em Casos. Espera-se, por conseguinte, que a próxima geração de STIs vá um pouco mais longe, adoptando não só interfaces inteligentes, mas centrando-se na integração de sistemas. Neste artigo iremos abordar algumas das particularidades de um sistema tutorial que se está a desenvolver na área médica, que permite a integração de fontes de informação altamente heterogêneas numa base de conhecimento coerente, tanto do ponto de vista do tutor, como das unidades temáticas em si, ou seja, os conteúdos do sistema são criados de forma dinâmica pelos médicos e restantes profissionais em saúde, no seu labor do dia-a-dia. Isto passa por se aproveitar o normal funcionamento das unidades de saúde para construir, em tempo real, uma base de conhecimento de casos e de dados para fins de investigação e ensino.

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents