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A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet

Author(s): Gonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalho cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1001

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Administração escolar; Organização escolar; Política escolar; Tecnologia educativa; Internet


Description
O presente trabalho analisa a participação que envolve os docentes do 1.º ciclo do ensino básico e o conselho executivo de um agrupamento vertical de escolas, no contexto de uma organização escolar, quer em relação às orientações quer em relação às práticas. Conhecer as racionalidades que movem a participação de alguns actores à luz da imagem organizacional da escola como micropolítica e a importância, nesse contexto, do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação são objectivos norteadores deste estudo. O enquadramento metodológico do nosso estudo privilegia uma abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, recorrendo a técnicas de recolha de informação como a entrevista, o inquérito por questionário e a análise de documentos. Pelos dados apurados através deste estudo, verificamos que os docentes do 1.º CEB deste agrupamento privilegiam a comunicação verbal, em detrimento das TIC, como instrumento de participação. Essa comunicação realiza-se de forma cautelosa, típica de um comportamento micropolítico, em relação a alguns assuntos denominados de “mais delicados” e principalmente no uso de ferramentas ou em situações que permitam registos dessa participação. ABSTRACT: This work analyses the participation that involves primary school teachers and those in charge of managing a group of schools, in the context of a school organization, in what concerns both guidelines and practices. To get to know the rationalities that motivate the participation of some actors in light of the organizational image of the school as micropolitical and the importance, in that context, of the use of Information and Communication Technologies are the main objective of this work. The methodological framework of our study privileges a qualitative approach, and a case study is used, employing information gathering techniques such as the interview, the questionnaire and document analysis. From the data gathered through this study, we came to the conclusion that the primary school teachers of the group of schools studied privilege verbal communication in detriment of the use of Information and Communication Technologies, as an instrument of participation. This communication is undertaken in a cautious way, typical of a micropolitic behaviour, in what concerns some issues viewed as “more delicate” and mainly in what is connected with the use of tools or in situations that allow for records of this participation to be kept. Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Neto-Mendes, António Augusto
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