Document details

Psicomotricidade e resiliência em crianças brasileiras e portuguesas: um estudo comparativo para a melhoria no ensino-aprendizagem

Author(s): Andreucci, Lívia Christina

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10225

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação pré-escolar; Psicomotricidade; Resiliência (Personalidade); Desenvolvimento das crianças; Crianças desamparadas: Brasil: Portugal


Description

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia da aplicação de um programa que visa o desenvolvimento psicomotor e a resiliência em crianças brasileiras (de classes desfavorecidas) e portuguesas (meio rural). Foram implementados 3 estudos: no primeiro, exploratório, foi realizado um programa de intervenção na área da resiliência com 76 crianças portuguesas e 151 crianças brasileiras com idades entre os 3 e os 5 anos de idade, divididas em Grupo Experimental (submetido ao programa de intervenção Strong Start Pré- K, da Universidade do Oregon, adaptado às realidades portuguesa e brasileira) e Grupo Controlo (sem intervenção),avaliadas pelo questionário WeBeST (Well-Being Screening Tool) antes e depois da intervenção. O segundo estudo realizado numa ONG brasileira pretende avaliar o efeito da psicomotricidade e foi dividido em duas fases: fase A, que contou 32 crianças brasileiras de 5 anos de idade, que frequentam a Instituição em período integral e 28 crianças que frequentam em meio período. Na fase B foi aplicado um programa de intervenção (nas 28 crianças da fase A) para se avaliar o efeito dessa intervenção. O instrumento de avaliação utilizado na área foi o Inventário Portage, adaptado e operacionalizado para a população brasileira, que consta de 580 itens divididos em seis áreas (Autocuidados, Cognição, Desenvolvimento Motor, Estimulação Infantil, Linguagem e Socialização). O terceiro estudo avaliou apenas nas crianças de 5 anos, os efeitos da resiliência e psicomotricidade nas 28 crianças brasileiras da fase A e B (do estudo 2) e em 35 crianças portuguesas (do estudo 1). Pudemos constatar no primeiro estudo que quer as crianças portuguesas, quer as brasileiras submetidas ao programa de intervenção na área da resiliência obtiveram melhores resultados que as não submetidas ao mesmo programa. Quanto aos resultados obtidos na fase A do segundo estudo na área da psicomotricidade, as crianças da ONG brasileira, que frequentavam o período integral obtiveram melhores resultados que as não requentavam. Já na fase B, estas ao serem submetidas ao programa de intervenção específico, obtiveram resultados significativos, o que sugere que o Programa de intervenção foi eficaz, quer para as crianças que o tiveram anteriormente no período integral, quer para as que foram submetidas a ele na fase posterior. No último estudo, as crianças brasileiras apresentaram melhores resultados que as portuguesas. Não foi possível fazer um estudo comparativo entre Portugal e Brasil, relativamente à área da psicomotricidade, visto que na realidade portuguesa, desde os anos 70 é obrigatória na educação pré-escolar a psicomotricidade. São referidas algumas implicações psicopedagógicas resultantes deste tipo de intervenção, perspetivando a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento de personalidades resilientes das crianças.

The present thesis aims to assess the effectiveness of the implementation of a programme for psychomotor development and resilience in Brazilian children (from lower social classes) and Portuguese children (from the countryside). Three studies were conducted: the first was an exploratory study and an intervention programme on resilience was carried out, with 76 Portuguese children and 151 Brazilian children aged between 3 and 5 years old, divided into an Experimental group (subjected to the intervention programme Strong Start Pre-K, from the University of Oregon, adapted to the Portuguese and Brazilian reality) and a Control Group (no intervention), assessed by the questionnaire WeBeST (Well-Being Screening Tool), administered before and after the intervention. The second study, conducted in a Brazilian Private Institution of Social Solidarity (PISS), aims to assess the effect of psychomotricity and was divided into two phases: Phase A included children of the age of 5, 32 Brazilian children who attend the Institution full time and 28 who attend it part time. In phase B, an intervention programme was applied (to the 28 children from phase A) in order to assess its effect. The assessment tool used was the Portage Guide, adapted and operationalized for the Brazilian population. It consists of 580 items which are divided into six areas (Self-care, Cognition, Motor Development, Infant Stimulation, Language and Socialisation). The third study assessed only five-year-old children on resilience and psychomotricity, the 28 Brazilian children in phase A and B (from the second study) and the 35 Portuguese children (from the first study) In the first study, it was observed that the Portuguese children and the Brazilian children, in the intervention programme for resilience, scored better results than those not included in the same programme. As for the results obtained in phase A, of the second study on psychomotricity, the children from the Brazilian NGO, who were there full time, had better scores than those who did not attend it. Whereas, in phase B, where the children were subject to a specific intervention programme, significant results were obtained which suggests that the intervention programme was effective for the full time children who were previously submitted to the intervention and for those children submitted to it in the later phase. In the final study, the Brazilian children presented better results than the Portuguese children. It was not possible to conduct a comparative study between Portugal and Brazil on psychomotricity as in Portugal it has been mandatory in preschool education since the 70s. Also stated, are some psychopedagogical implications resulting from this type of intervention with the intention of improving the quality of teaching and learning and developing the resilient personalities of these children.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents