Document details

Design de serviços e interfaces num contexto de televisão interactiva : propost...

Author(s): Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1259

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Tecnologia da comunicação; Televisão interactiva; Internet


Description
Um dos resultados mais imediatos de ver televisão é falar sobre o que se viu, sobre o que se está a ver ou, mesmo, sobre o que se irá ver. A televisão tem, assim, o potencial de actuar como elemento catalisador de comunicações interpessoais, sendo, frequentemente, responsável pelo estabelecimento de referenciais comuns, em torno dos quais as conversas se estabelecem. Porém, este papel, que a televisão tradicionalmente tem desempenhado, pode estar a ser alterado no actual cenário de fragmentação das audiências televisivas, decorrente da crescente oferta de canais de televisão, e em relação ao qual a transição para o domínio digital muito tem contribuído. Esta situação, aliada à crescente adopção de novos dispositivos e novas formas de comunicar, justificou a conceptualização, prototipagem e teste de uma aplicação de televisão interactiva que permita suportar e facilitar a comunicação entre telespectadores, tendo sido este o objectivo principal que norteou o trabalho desenvolvido. A transposição tecnológica de interacções e processos tradicionais de comunicação, que a aplicação assegura, teve por finalidade permitir capitalizar o potencial da televisão como indutora de conversas e contribuir para um possível incremento da frequência comunicacional, podendo, porventura, reforçar processos que, potencialmente, são promotores de sociabilidade. A globalização das redes, nas quais a aplicação se suporta, associada às suas funcionalidades traduz-se num valor acrescentado pois permite que um telespectador possa, por exemplo, manter um discurso centrado no conteúdo televisivo, alertar outro telespectador para algo relevante ou recomendar-lhe um determinado programa, independentemente da sua localização geográfica. A conceptualização da referida aplicação foi ancorada num conjunto de pressupostos, resultantes da contextualização teórica efectuada, e traduziu-se na definição dos principais requisitos funcionais, e respectivas soluções, que se perspectivavam adequadas a atingir o propósito delineado. O protótipo de alta-fidelidade desenvolvido apresentou-se como a melhor estratégia para apresentar o modelo da aplicação a um grupo de utilizadores piloto (diferenciados ao nível da literacia tecnológica), de forma a se poderem avaliar as soluções funcionais identificadas (ao nível dos serviços e da interface) e a determinar o respectivo grau de receptividade por parte de potenciais utilizadores. Os resultados obtidos permitiram responder aos objectivos específicos que foram delineados, tendo sido, nomeadamente, possível validar a correcta usabilidade do protótipo e a adequabilidade do modelo conceptual (e das respectivas soluções funcionais) face ao objectivo principal da aplicação. ABSTRACT: When a TV programme is broadcasted, people naturally talk about what they’ve watched, are watching or are planning to watch. In this sense, Television works as a promoter of interpersonal communication, often being responsible for the creation of a common referential around which people dialogue. However, this role that television has been playing so far might be changing due to the fragmentation of television audiences, caused by an increasing offer of TV channels strengthened by the transition to the digital domain. This situation, summed to the increasing adoption of new devices and innovative ways of communication, gave rise to the conceptualization, prototyping and testing of an interactive television application, which might support and facilitate communication between viewers. This was the main idea of the work developed throughout this thesis. The technological transposition of interactions and traditional processes of communication (which the application guarantees) was aimed at the purpose of capitalizing the television potential as a means of interchange of thoughts and opinions, as well as promoting sociability. Globalization of networks (in which the application supports itself) together with its functionalities, means a real value because it allows a viewer to keep a conversation centred on a certain TV content, alert another viewer to something relevant or suggest him/her a certain programme from virtually any part of the world. Through the conceptualization of the application (based on a set of assumptions, which were a result of the theoretical contextualization carried out) was possible to define the main functional requirements and related solutions, in order to achieve the planned purposes. The high fidelity prototype developed presented itself as the best strategy to demonstrate the model of the application to a group of pilot users (distinguished by their level of technological literacy), so that the identified functional solutions, in terms of services and interface design, could be evaluated. It also helped determine the level of receptivity of the potential users. The final results made it possible answer the specific objectives that were previously drawn, thus making it possible to validate the usability of the prototype and the adequacy of the conceptual model (together with its functional solutions) towards the main goal of the application. Doutoramento em Ciências e Tecnologia da Comunicação
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Branco, Vasco Afonso da Silva; Mealha, Óscar Emanuel Chaves
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia