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Educação para o uso sustentável da água na perspectiva CTS

Author(s): Quina, Joana Daniela da Fonseca Tavares cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1291

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação em ciências; Ensino das ciências; Educação ambiental; Ensino básico 1º ciclo


Description
Vivemos num tempo e num espaço caracterizados pela mudança científica e tecnológica que melhoram, dia após dia, a qualidade de vida das populações. Contudo, enfrentamos também graves problemas, como o esgotamento das reservas naturais, que põem em risco a sobrevivência do ser humano no planeta. Estas preocupações, à escala planetária, exigem uma acção colectiva e concertada, local e globalmente. A escola, enquanto local privilegiado na educação para os valores e atitudes, tem como principal tarefa a formação de indivíduos cientificamente cultos, ou seja, cidadãos conscientes, responsáveis, capazes de mobilizar competências de participação activa na sociedade. Para dar resposta às questões de investigação, este estudo desenvolveu-se em três fases, seguindo uma metodologia de investigação qualitativa. Na primeira fase realizámos entrevistas a nove professores do 1º CEB para análise das concepções e da intenção educativa das suas práticas pedagógicas, relativamente à temática da água. Na segunda fase do estudo, pretendemos traçar linhas de actuação que pudessem contribuir para a promoção de atitudes e valores nos alunos do 1ºCEB e que tivessem impacto nas concepções sobre a prática dos professores. Assim, concebemos e validámos uma proposta didáctica de orientação CTS, para abordagem da temática “uso sustentável da água” no 1ºCEB, tomando como base o projecto internacional da Década da “Água, fonte de vida”, e da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável proclamadas pela UNESCO em 2005. Na terceira fase, organizámos um Workshop formativo para confrontar os professores de 1º CEB com a proposta didáctica que organizámos. Através de um questionário, recolhemos dados que permitiram a análise do impacte da proposta didáctica na alteração das suas concepções sobre o tema, as práticas e fundamentação para o ensino das ciências. Dos resultados obtidos concluímos que (i) a maioria dos professores não seguia as orientações actuais da Didáctica no ensino das ciências; (ii) a proposta teve um impacte positivo nas concepções dos professores; (iii) todos os participantes reconheceram que esta constitui um recurso muito importante na educação para o uso sustentável da água. ABSTRACT: We live in a period and in an environment characterized by scientific and technological changes that improve, day after day, the life quality of populations. However, we are also facing serious problems, as the exhaustion of the natural resources, which put at risk the survival of the human being in planet. All these concerns are extended at a planetary scale and they demand a collective and concerted action, locally and globally. The school, as a privileged local in the education for values and attitudes, has as a main task, the formation of scientifically educated individuals, that is to say, conscientious and responsible citizens, capable to understand and to mobilize competencies of an active involvement in the society. To give answers to the research questions, this project developed in three phases, follow up a qualitatively research methodology. During the first phase we made interviews to nine primary education teachers to analyse all the conceptions and the intention of the formation of their own practical pedagogical lessons, concerning water thematic. Concerning the second phase of the project, we tried to build some guidelines that can be used and contribute for the promotion of attitudes and values in all the students belonging to the primary school education, and that can have a big impact in all the conceptions about the practical behaviour of the teachers. So, we conceiving and validating a teaching proposal with STS approach, for boarding of the thematic “sustainable use of the water” in primary school education, taking as base the International Decade 'Water for Life' and of the Decade for Education for Sustainable Development, both proclaimed by UNESCO in 2005. After that, we organized one formative workshop to confront primary school teachers with our proposal. By a questionnaire we obtained detailed information that we used to analyse all the impact of our proposal in their lessons behaviour and conceptions in what concerns the thematic, practices and bases for science teaching. We can conclude that (i) most of the teachers did not follow actual orientations of science education in their practices; (ii) our proposal was accepted in a positive way in the teacher’s conception and (iii) all the participants agreed that it is a very important proposal with interesting pedagogical resources for the education to the sustainable use of the water. Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões
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