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O francês do turismo no ensino profissional : da escola à empresa

Author(s): Costa, Maria Helena dos Santos Marreiros Camacho da cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1294

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino de línguas; Francês técnico; Ensino profissional


Description
O presente estudo assenta numa reflexão sobre o ensino de francês para fins específicos, centrada nos cursos profissionais de turismo. Como principal finalidade, pretende-se analisar de que forma se inter-relacionam e se estabelecem as parcerias entre os dois pólos da formação profissional: a escola e a empresa. Interessa assim conhecer as práticas pedagógico-didácticas dos professores de francês, delineadas em função dos públicos específicos, bem como os contributos das empresas para a identificação das necessidades linguísticocomunicativas dos alunos de turismo. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma metodologia qualitativa e descritiva, segundo um paradigma interpretativo, com recurso a dados quantitativos, sempre que necessário. Os participantes neste estudo, limitado ao distrito de Setúbal, pertencem a três grupos interligados: os alunos que frequentam os diferentes cursos das áreas do turismo; os professores que leccionam francês a esses cursos e os representantes das empresas que colaboram com as escolas. A recolha dos dados foi efectuada através de inquéritos por questionário e entrevistas. Procedeu-se igualmente à análise documental dos programas em vigor e de alguns instrumentos reguladores da aprendizagem, utilizados pelos professores. Com o presente estudo, obteve-se um quadro diversificado da formação profissional na área do turismo no distrito de Setúbal. Concluiu-se que o ensino de francês aos cursos de turismo rege-se pela generalidade dos princípios orientadores do ensino das línguas para fins específicos. Comprovou-se igualmente que, apesar de já existir uma efectiva colaboração entre as empresas e as entidades formadoras, esta deverá ser incentivada em prol da melhoria do ensino das línguas no contexto da formação profissional. ABSTRACT: The present research is based on a study into teaching French for specific purposes centred on vocational tourism courses. Its principal aim is to reflect on the interaction and partnership between the two entities involved in vocational training: school and enterprise. It is therefore important to understand the pedagogical and didactic practices of French teachers defined in terms of specific target groups, as well as the contributions of tourism enterprises to the identification of the linguistic and communicative needs of tourism students. For this study, a qualitative and descriptive methodology has been adopted, according to an interpretative paradigm. When necessary quantitative data has also been used. The participants in this research were restricted to the region of Setúbal and belong to three associated groups: students on various tourism courses; French teachers of those courses and representatives of the enterprises that collaborate with the schools. Data has been collected by means of questionnaires and interviews. Documents such as syllabus and other learning instruments used by teachers have also been analysed. This research has enabled us to obtain a varied image of vocational tourism training in the region of Setúbal. We have come to the conclusion that teaching French for tourism courses follows most of the guiding principles of teaching languages for specific purposes. We have also verified that, although there is an effective collaboration between enterprises and schools, this should be stimulated on behalf of the improvement of language teaching in a vocational context. Mestrado em Didáctica de Línguas
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira, Gillian Grace Owen
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