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Formação contínua de professores do 1º CEB em ensino experimental das ciências

Author(s): Martins, Luísa Maria Paiva de Travassos cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1347

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Supervisão; Ensino das ciências; Ensino experimental; Formação de professores; Formação contínua


Description
A promoção de condições nas escolas e o desenvolvimento de competências dos professores no que concerne à implementação do ensino das Ciências de base experimental no 1º CEB são factores indispensáveis à optimização da formação científica dos alunos. Neste sentido, surge o “Programa de Formação de professores do 1.º CEB em ensino experimental das Ciências” iniciado a nível nacional em 2006/07, visando o desenvolvimento de boas práticas para o ensino das Ciências de base experimental, cuja finalidade primordial é a melhoria das aprendizagens dos alunos. O presente estudo teve como finalidade avaliar o impacte do referido Programa nas concepções sobre CTS e nas práticas de professores do 1.º CEB. Assim, formularam-se três questões que orientaram a investigação: (i) que concepções e (ii) práticas didáctico-pedagógicas têm os professores do 1.º CEB sobre CTS, antes do Programa de Formação (iii) e quais os seus contributos no Ensino Experimental das Ciências no 1.º CEB para a (re)construção de concepções dos professores sobre CTS e das suas práticas didáctico-pedagógicas? A investigação foi de natureza qualitativa e assumiu o planeamento de estudo de caso, envolvendo quatro professoras do 1º CEB e o respectivo Formador do Programa de Formação. Recorreu a vários instrumentos e técnicas de recolha de dados como o Questionário Views On Science, Technology and Society - VOSTS (Adaptação Portuguesa de Canavarro, 2000) que possibilitou o levantamento das concepções sobre CTS e uma entrevista semi-estruturada realizada após a análise dos dados obtidos. As práticas didáctico-pedagógicas foram caracterizadas com o “Instrumento de Caracterização de Práticas Pedagógico-Didácticas CTS”, desenvolvido por Vieira (2003) e recorreu-se ao Diário do Investigador centrado nos registos da observação das aulas das quatro professoras colaboradoras. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada realizada ao Formador após o Programa de Formação, visando aferir as suas abordagens supervisivas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o Programa de Formação contribuiu para que as quatro professoras colaboradoras: (re)construíssem as suas concepções sobre a Ciência, Tecnologia e Sociedade e que promovessem práticas didáctico-pedagógicas com orientação CTS, após a formação, como é exemplo o caso da professora/colaboradora A, que entre o início e o final do Programa de Formação, aumentou o número de respostas realistas e aceitáveis, sem se registrarem respostas ingénuas. Ou seja, esta docente deixou de ter respostas ingénuas relativamente aos itens 3 “Ciência e Tecnologia (C&T) e qualidade de vida”, passando a respostas realistas. Verificou-se que a abordagem supervisiva seguida pela Formadora assentou na colaboração com as formandas, numa perspectiva construtivista. Esta investigação representa um contributo, embora modesto, para a compreensão das concepções sobre CTS e as práticas didáctico-pedagógicas. Além disso, a avaliar pelas diferenças nas suas práticas, os quatro professores evidenciam desenvolvimento profissional o qual decorreu da sua participação no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências e da sua operacionalização pelo formador / supervisor. ABSTRACT: The promotion of conditions in school and the development of the teachers’ skills on what concerns the implementation of the experimental basis teaching of Sciences in primary school are essential factors to the optimisation of the pupils’ scientific training. Therefore appeared the Teachers’ Inservice Program, started in a national scale in 2006/2007, aiming the development of good didactic and pedagogical practices in experimental basis teaching of Sciences, with the original purpose of improving pupils’ learning. This study was aimed to appraise the impact of this same program in the conceptions of STS and in didactic and pedagogical practices used by the primary school teachers. Therefore three questions which guided the research had been made: (i) which educational and teaching conceptions and (ii) methods have the primary school teachers of STS, before the Training Programme (iii) and which is their contribution in the experimental teaching of Sciences in the primary school for the (re)construction of teachers’ conceptions of STS and of their educational and teaching methods? This research was of a qualitative nature and it assumed as planning of study of case, which involved four primary school teachers and the respective responsible for the Inservice Education. Several instruments and techniques for data collection were used, such as the Questionnaire “Views On Science, Technology and Society – VOSTS (Portuguese adaptation from Canavarro, 2000) which allowed the survey of the conceptions of STS and a semistructured interview made after the analysis of the collected data. Didactic and pedagogical practices were characterised by the use of “Instrument of Characterisation of Didactic and Pedagogical Practices STS” (“Instrumento de Caracterização de Práticas Pedagógico-Didácticas CTS”) developed by Vieira (2003) and it was also used the Diary of a Researcher based on the observation records of the classes of the four contributor teachers. A semistructured interview was made to the teacher responsible for the Inservice Program, aiming the appraisal of his supervisory approaches. From the outcome of the results, it should be concluded that the Inservice Program has contributed to the four teachers to: (re)construct their conceptions of Science, Technology and Society and to promote didactic and pedagogical practices using STS orientations after the training, which as happened with the teacher/ contributor A, who between the beginning and the end of the Inservice Program increased the number of realistic and acceptable answers, without recording naïve answers. I.e., this teacher no longer had naïve answers to the items 3 “Science and Technology (S&T) and living quality”, but realistic ones. The supervisory approach of the responsible of the program was based on the cooperation with the trainees, in a constructive perspective. This research represents a contribution, although modest, to the comprehension of the conceptions of STS and didactic and pedagogical practices. Besides, appraising the differences in their practices, the four teachers show professional development, which resulted from their participation in the Inservice Program for the Experimental Teaching of Sciences and from its accomplishment by the trainer/ supervisor. Mestrado em Supervisão
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, Rui Marques
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