Document details

Quando a música se escreve: discursos e narrativas sobre a música goesa para a construção de um património desejado

Author(s): Sardo, Susana

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/13497

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Goa; Música; Discurso


Description

A conversão de parte da música desempenhada pelos goeses ao modelo de composição da música ocidental, de harmonia tonal e funcional, foi construído a partir de múltiplos discursos. Neles se incluem os discursos escritos, reiterativos e apologéticos, que, sobretudo a partir do final do século XIX, ajudaram a construir a ideia segundo a qual a goanidade era, também, definida a partir de uma música própria. Porém, os enunciados impressos nos discursos escritos, devem ser analisados numa lógica em que, como bem refere McLuhen, a tecnologia da escrita transforma a cultura acústica na cultura visual, a partir de uma moldura hierárquica que valoriza a segunda em detrimento da primeira. E é esta lógica de transformação do dito no escrito, valorizando o primeiro a partir da existência do segundo, que aqui me proponho analisar no que à música goesa diz respeito. Em primeiro lugar interessa-me observar a que enunciados está submetido o discurso sobre a música goesa. Nesse sentido importa perceber: Quem fala? Quem produz os discurso e objectifica as coisas? Quem enuncia? Qual o status, na perspectiva de Foucault, do indivíduo que escreve? Em segundo lugar analiso os efeitos que os discursos escritos sobre música goesa vieram a ter nas diferentes práticas associadas à música, sejam elas as da performance, sejam as da criação ou da descrição. Finalmente reflicto sobre a textualização da música e a transformação de uma tradição oral em partitugráfica, como forma de legitimar a sua dimensão patrimonial.

Document Type Book part
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo