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Implementação de um programa de promoção e educação para a saúde numa escola

Author(s): Alves, Maria João de Carvalho Franco Roque cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1381

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação para a saúde; Educação sexual; Ensino básico 3º ciclo


Description
O objectivo geral do presente estudo foi desenvolver e implementar um programa de promoção e educação para a saúde numa escola secundária c/ 3°ciclo urbana, envolvendo as turmas do Ensino Básico. Esse programa foi constituido por diversas actividades gerais, abrangendo várias temáticas, realizadas espaçadamente ao longo do ano, e para as quais foram construidos diversos materiais. No final do ano decorreu uma semana de apresentação pública do trabalho desenvolvido, bem como actividades diversas relacionadas com as várias temáticas da saúde, De modo a avaliar o desenvolvimento destas actividades, os alunos responderam a um questionário, donde se realçam aspectos positivos, tais como, o interesse dos assuntos tratados e os conteúdos novos aprendidos. Para observar alterações de conhecimento, opinião e atitude, foi aplicado um inquérito, sobre sexualidade, ás turmas de 9' ano (no inicio e no final do ano) e respectivos encarregados de educação (apenas no inicio do ano). 0s resultados mostraram que ap6s o trabalho desenvolvido, diferenciado, ocorreram algumas alteraçdes, em domínios como o dos conhecimentos e opiniões. Neste estudo também são descritas actividades para pequenos grupos, desenvolvidas com uma das turmas do 9O ano, ao longo do ano lectivo. Da comparação dos resultados obtidos nesta turma, com as restantes, verificouse que para se obterem resultados significativos se deve optar pelo trabalho em pequenos grupos. Considerou-se, no entanto, que a expressão dos resultados foi manifestamente influenciada pela curta duração do estudo (um ano lectivo). ABSTRACT: The general aim of the present study was to develop and to implement a program for promotion of education and health in an urban school, involving classes of the basic and secondary education. That program was constituted by severa1 activities, and a set of dedicated materials developed around the year. At the end of the year, the students presented in a public session all rnaterials and activities. In order to assess the work developed, the students answered to a questionnaire, from which positive aspects are enhanced, such as the interest of the subjects and the learned new contents. To observe alteration in knowledge, attitudes and opinions another questionnaire about sexuality was applied to the classes of 9th year of the basic school (in the beginning and the end of the year) and their respective parents. The results showed that students revealed some alterations in the knowledge of subjects and different opinions about sexuality, at the end of year. This study, alço, described particular activities, designed for working in small groups, and developed for one class of the 9th year of the basic school, along the year. Cornparing the results obtained by this class to others, it was verified that significant changes were obtained in the claçs where students worked in small groups. However, it was considered that results were significantly influenced by the short duration of the study (one year). Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Fernando José Mendes
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