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Fiabilidade do The Activities and Participation Profile

Author(s): Viana, Inês Fidalgo da Silva Teixeira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/14058

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ciências da fala e da audição; Afasia; Avaliação; Acidente vascular cerebral


Description

Objetivo: pretende-se, com este estudo, medir a fiabilidade intra e inter-avaliador e a consistência interna do instrumento de avaliação “The Activities and Participation Profile” (TAPP). Este instrumento pretende medir os níveis de Atividade e Participação das pessoas com Afasia, isto é, pretende avaliar quais as consequências da Afasia na vida diária da pessoa. Método: foram definidos critérios de inclusão para a participação no estudo. Foram dadas todas as informações relativas ao estudo e foi assinado um consentimento informado pelos próprios ou pelo cuidador. Aos participantes (n=7), numa primeira sessão, foi aplicado o TAPP, assim como a BAAL e a CES-D. Sete dias depois, foi aplicado novamente o TAPP. Os dados foram tratados estatisticamente. Foram ainda criados alguns documentos em formato aphasia-friendly para auxiliar na aplicação do TAPP, nomeadamente opções de resposta, motivos, escala visual analógica e um caderno de imagens. Resultados: o valor do Kendall’s tau b foi de 0.43 na estimação da fiabilidade intra-avaliador. Para a fiabilidade inter-avaliador, o valor do Kendall’s tau b foi de 1 e 0,98, respeitantes à 1ª e 2ª avaliação. O alfa de Cronbach é igual a 0.53. Conclusão: a importância deste estudo prende-se com o facto de existirem poucos instrumentos de avaliação nesta área validados para a população portuguesa. Sendo que o instrumento fornece ao terapeuta da fala informações sobre os níveis de atividade e participação na vida diária da pessoa com afasia, permite-lhe planear uma intervenção mais individualizada e focada nas necessidades mais prementes do utente. Pode concluir-se que a afasia interfere nos níveis de atividade e participação da PCA devido às inúmeras atividades que a mesma deixa de desenvolver após a instalação da mesma.

Goal: the main objective of this study was to measure the intra rater and inter rater reliability and the internal consistency of the assessment tool “The Activities and Participation Profile” (TAPP). This tool measures the activity and participation levels of people with aphasia, i.e., measures the consequences of aphasia in everyday life. Method: inclusion criteria were defined. All information related to the study was given to the participants and an informed consent was signed by them or the caregiver. In a first session participants (n=7) were assessed with TAPP, as well as BAAL and CES-D. Seven days later participants were assessed again with TAPP. Data was statistically assessed. Some aphasia-friendly documents were created in order to help the TAPP’s assessment, such as response options, reasons, visual analogue scale and a picture notebook. Results: the kendall’s tau b value was 0,43 regarding intra-rater reliability. Regarding inter-rater reliability the kendall’s tau b result was 1 and 0,98 to first and second assessment respectively. The Cronbach's alpha was 0,53. Conclusion: this assessment tool provides the speech language therapist information about activity levels and participation in daily life of the person with aphasia and allows him/her to plan a more individualized and focused on the most pressing needs of the user intervention. It can be concluded that aphasia affects the levels of activity and participation of people with this condition due to the many activities that he/she ceases to develop.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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