Document details

Para uma interpretação na guitarra das sonatas BMW 1001/1003/1005 de Bach inspirada numa memorabília das práticas interpretativas

Author(s): Marques, Maria Paula Brandão Airão

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/14085

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Música; Guitarra - Técnicas instrumentais; Interpretação musical


Description

O presente trabalho procura compreender as abordagens interpretativas desenvolvidas na guitarra das sonatas para violino BWV 1001, 1003 e 1005 de Bach e apresenta uma proposta de interpretação inspirada no autógrafo original. Sistematiza características de transcrições e gravações das obras no instrumento, e considera as respectivas inferências interpretativas. Face ao significativo número de autores e intérpretes que, adaptando o texto de Bach, privilegiam a faceta harmónica da guitarra e desvalorizam o uso de recursos expressivos da prática interpretativa barroca implícitos e explícitos na notação, problematiza os desafios colocados a uma interpretação num instrumento harmónico que mantém o texto escrito para um outro predominantemente melódico, e faz da articulação o seu centro, facultando propostas de realização. O texto de Bach para violino, as práticas barrocas e o legado dos discursos interpretativos sobre as obras integram o repositório de memórias que inspiraram e fundamentaram a criação de uma interpretação. Nela se tomam opções estéticas e encontram as respectivas soluções de realização técnica na sequência da procura de novos caminhos interpretativos, através da recuperação de alguns aspectos que teriam tido expressão numa imaginária interpretação oitocentista – criando uma outra memória.

The present work is an attempt to understand the interpretative approaches developed so far on the guitar of Bach’s violin sonatas BWV 1001, 1003, 1005 and submits a proposal for an interpretation inspired in the original autograph. Characteristics of transcriptions and recordings of the works on the instrument are systematised and the corresponding interpretative inferences considered. Faced with the significant number of authors and interpreters who, while adapting Bach’s text, attach the most value to the harmonic quality of the guitar and underestimate the use of expressive resources of the baroque interpretative praxis implicit and explicit in Bach’s notation, the present work confronts the challenges raised by an interpretation on a harmonic instrument which maintains the original text written for a predominantly melodic one, and focuses primarily on articulation, providing answers for its realization. Bach’s text for violin, baroque practices and the legacy of interpretative discourses about the works themselves integrate the memoribilia inspiring and supporting the creation of an interpretation. As a result of the search for new interpretative paths, aesthetic options are made and technical solutions found, by recovering aspects which would have found expression in an imaginary XVIII century interpretation – giving birth to another memory.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo