Document details

Emergência e negociação de imagens das línguas em encontros interculturais plur...

Author(s): Melo, Sílvia Maria Martins cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1460

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Didáctica das línguas; Comunicação intercultural; Multilinguismo; Interacção verbal


Description
Enquadrado pela evolução da epistemologia científica e pelo seu impacto no desenho actual da Didáctica de Línguas, este trabalho visa compreender como se configuram e gerem Encontros Interculturais Plurilingues na interacção multiparticipantes de carácter (quase) síncrono (os chats). Mais precisamente, depois da proposta de um modelo de análise destes encontros e da verificação das suas potencialidades enquanto instrumento heurístico, este estudo centra-se na análise de sequências de negociação de imagens das línguas, dos locutores e da situação de comunicação em chats plurilingues, convictos de que estas representações são constantes inalienáveis no encontro com a alteridade. A análise dos dados, recolhidos no âmbito do projecto Galanet, mostra que estas representações são potenciais estimuladores interaccionais, devido ao seu carácter tematizável e negociável e que os episódios em que emergem e se negoceiam colaborativamente são lugares de emergência e de desenvolvimento da competência plurilingue dos sujeitos e de co-construção da intercompreensão, produto dialógico que emerge do “falar plurilingue”, individual e colectivo. This work is framed within the evolution of scientific epistemology and by its impact in the actual state of Language Didactics. It aims at understanding the configuration and maintenance of Plurilingual Intercultural Encounters in a multiparticipants and (almost) synchronous environment (chats). More specifically, after the conceptualisation of an analysis model of these encounters and the verification of its heuristic potentialities, we focused our pragmatic analysis on the negotiation of images of languages, of their speakers and of the communicative situation in plurilingual chat episodes. We believe these representations are always present when people meet diversity, thus, shaping the encounter. The analysis of our data, collected in the scope of the Galanet project, shows that these representations are potential interaccional stimulators (since chat participants can thematise and negotiate them) and that these episodes, where images emerge and are co-constructed, are discursive contexts of plurilingual competence development, as well as of intercomprehension co-construction, understood as the dialogical product that emerges from the “plurilingual talk”, from an individual or collective point of view. Doutoramento em Didáctica
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Araújo e Sá, M. H.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents