Author(s):
Lima, Leonam Matos Correia
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1542
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão da informação; Sociedade da informação; Empresas; Novas tecnologias da informação; Novas tecnologias da comunicação
Description
O tema da responsabilidade social das empresas no Brasil é já bastante difundido e vem sendo praticado há algumas décadas por empresas pioneiras. No entanto, poucas são as pesquisas que relacionam as ações sociais das empresas brasileiras com os programas de inclusão digital. Na sua grande maioria, as ações de responsabilidade social das empresas aparecem associadas a algum tipo de compensação face às suas atividades de negócio, através de ações filantrópicas direcionadas à geração de uma boa imagem empresarial ou ainda por meio de marketing relacionado a problemas sociais não resolvidos pelo governo. Esta dissertação visa justamente verificar como as ações sociais das empresas podem contribuir para o processo de inclusão digital. Neste estudo de caso serão analisadas as iniciativas de inclusão digital desenvolvidas pela Fundação Bradesco; Comitê para Democratização da Informática; e Phillips da Amazônia. ABSTRACT: Social responsibility has been a reality at brazilian companies for at least a decade. However just a few researches show that a social responsibility politicy includes digital education programs. The most of brazilian companies use social responsibility programs as a way to create a better corporation image, by adopting superficial social actions or using massive marketing to show social issues not solved by the government. This arcticle intends to analyze how social responsibility programs may contribute to digital education. This study analyses an education institute (Fundação Bradesco), an non governmental institute (Comitê para Democratização da Informática) and an industrial company (Philips da Amazônia) social responsibility programs.