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Capital psicológico positivo e criatividade dos colaboradores : um estudo explo...

Author(s): Machado, Fernanda Isabel Marçal Pereira cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1608

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão de recursos humanos; Psicologia das organizações; Cultura organizacional; Motivação profissional; Criatividade


Description
As organizações de hoje competem numa economia cada vez mais complexa e global. Actualmente, para se ganhar vantagem competitiva, a inovação tornou-se o maior desafio das organizações e, como sabemos, a criatividade dos recursos humanos é condição essencial para a inovação. Assim, para enfrentar este desafio e inovar, as organizações necessitam de aproveitar ao máximo o potencial criativo dos seus recursos humanos. A presente dissertação procura investigar uma nova abordagem à criatividade, baseada na ideia do capital psicológico positivo dos colaboradores. O objectivo do estudo empírico é analisar o valor acrescentado que o capital psicológico positivo pode ter para a criatividade dos recursos humanos. Através de uma amostra de 124 membros organizacionais, procurou testar-se em que medida quatro dimensões do capital psicológico positivo (auto-eficácia, esperança, optimismo e resiliência) explicam três dimensões de criatividade (ideias novas, ideias úteis e “campeões de ideias”). Os resultados sugerem que o capital psicológico positivo explica 6% das ideias novas, 4% das ideias úteis e 17% dos “campeões de ideias”. Os resultados encontrados podem assim contribuir para uma melhor compreensão e gestão da criatividade dos recursos humanos nas organizações. ABSTRACT: Today’s organizations are competing in an increasingly complex global economy. Yet for competitive advantage, innovation has become a major challenge and as we know, employee creativity is a necessary step or precondition required for innovation. So to meet this challenge, organizations need to take full advantage of their employees’ creative potential, so that innovation can be achieved. This dissertation study investigates a new approach to the employees’ creativity based in the idea of positive psychological capital. The purpose of this empirical study is to analyse the value-added contribution that positive psychological capital can have over employees’ creativity. With a sample of 124 employees, we tested the extent to which four dimensions of the capital positive psychological (self-efficacy, hope, optimism and resilience) explain three dimensions of creativity (new ideas, useful ideas and ideas championing). The results suggest that the positive psychological capital explains 6% of new ideas, 4% of useful ideas and 17% of the ideas championing. Results contribute to the better understanding of employees’ creativity. Mestrado em Gestão da Inovação e do Conhecimento
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rego, Arménio
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