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Network relationships and the internationalisation of the tourism economy: The ...

Author(s): Breda, Zélia Maria de Jesus cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1856

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão do turismo; Hotelaria; Gestão estratégica; Internacionalização de empresas; Cooperação empresarial


Description
O presente trabalho de investigação analisa a importância das redes formais e informais na internacionalização da economia do turismo, em particular do sector hoteleiro. Para tal baseia-se numa extensa revisão bibliográfica sobre as teorias que explicam o investimento directo no estrangeiro, assim como a abordagem das redes aplicada à internacionalização e o seu enquadramento no sector do turismo. Com base na revisão de literatura, uma série de hipóteses são sugeridas, as quais são testadas na parte empírica da tese através de uma análise às empresas Portuguesas com investimentos no estrangeiro na área da hotelaria até ao final de 2007 ou com projectos em curso. Esta análise baseia-se principalmente em dados obtidos através de entrevistas-questionário realizadas aos responsáveis das empresas. O inquérito obteve 40% de taxa de resposta, contendo dados relativos às características das empresas e de cada um dos projectos realizados no estrangeiro. Com base nestes resultados são sugeridas uma série de implicações, assim como algumas recomendações para investigações futuras. Adicionalmente, e de forma a investigar mercados com diferentes realidades sócio-culturais, políticas e cultura de negócios, foi analisado o caso de Goa, através de trabalho de campo que envolveu entrevistas informais e semiestruturadas a entidades-chave ligadas ao sector do turismo e aos hoteleiros de unidades de qualidade média-alta. Foi identificado um conjunto de oportunidades e desafios para as empresas Portuguesas. Ao usar uma abordagem qualitativa e quantitativa, esta tese contribui para a compreensão da natureza, determinantes e dimensões do processo de internacionalização do sector do turismo. ABSTRACT: This thesis examines the importance of formal and informal networks in the internationalisation of the tourism economy, particularly the hotel sector. For this purpose, the study is based on an extensive literature review on the theories that explain foreign direct investment as well as the network approach applied to the internationalisation process and to the tourism sector. Based on the literature review, a number of hypotheses are suggested, which are tested in the empirical part of the thesis through an analysis of the Portuguese companies with investments abroad in the hotel sector. The population studied consisted of Portuguese companies that possessed/managed at least one hotel establishment abroad until the end of 2007 or companies that were starting their internationalisation process in the hotel sector. This analysis is based mainly on data obtained through interviewquestionnaires aimed at chief executives of each company. The survey obtained 40 percent response rate, containing data on the characteristics of the companies and of each project abroad. Based on these results a number of implications are suggested, as well as some recommendations for future research. Additionally, in order to investigate psychic distant markets, it was examined the case of Goa, through fieldwork research that involved informal and semistructured interviews to key stakeholders in the tourism sector and to managers/owners of medium-range and upscale hotels. A number of opportunities and challenges for Portuguese companies were then identified. Using both qualitative and quantitative approaches, this thesis aimed at contributing to a better understanding of the nature, determinants and dimensions of internationalisation in the tourism sector. Doutoramento em Turismo
Document Type Doctoral Thesis
Language English
Advisor(s) Costa, Carlos
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