Document details

Engenharia de tráfego de redes ethernet baseadas em PBB-TE

Author(s): Matos, Pedro Miguel Rocha cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2139

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Engenharia electrónica; Redes de telecomunicações; Tráfego de redes; Ethernet (Redes de computadores)


Description
Um dos aspectos mais importantes na engenharia de tráfego em redes de telecomunicações é a determinação do encaminhamento a adoptar para os fluxos de informação gerados pelos serviços suportados. Este encaminhamento deve ser criteriosamente escolhido para que os limites impostos pelas capacidades de transmissão das ligações da rede não sejam excedidos ou, caso contrário, criar-se-iam situações de congestão com a consequente perda de informação. Dada a importância crescente dos serviços de telecomunicações no dia-a-dia da sociedade actual, o encaminhamento, deve também garantir a protecção de tráfego, ou seja, que o tráfego é integralmente suportado mesmo quando há falhas na rede. Neste trabalho, considera-se o caso de uma única falha, quer seja de uma ligação ou de um switch. A minimização das piores cargas de uma rede é um dos objectivos mais importantes da engenharia de tráfego, pois maximiza tanto a robustez da rede a variações não previsíveis de tráfego como a quantidade de tráfego adicional que é possível condicionar. No entanto, é impossível determinar soluções óptimas, pois grande parte dos problemas de optimização em engenharia de tráfego é de complexidade exponencial. Assim, é necessário utilizar métodos heurísticos que encontram boas soluções, em tempos de cálculo úteis. O Provider Backbone Bridge – Traffic Engineering (PBB-TE) é uma tecnologia recente proposta para redes Ethernet, que permite o fornecimento de serviços com engenharia de tráfego e qualidade de serviço, sendo adequado ao fornecimento de serviços de missão crítica nas redes de próxima geração. Permite a utilização de switches Ethernet de baixo custo em redes de operadores de larga escala, possibilitando que estes reduzam os seus custos de instalação e de operação. O presente trabalho tem por objectivo o desenvolvimento de algoritmos eficientes, baseados em métodos heurísticos, de suporte às tarefas de engenharia de tráfego, referidas anteriormente, em redes Ethernet baseadas no PBB-TE. Keywords ABSTRACT: One of the most important aspects of traffic engineering in telecommunications networks is the determination of the routing paths of the traffic flows generated by the supported services. These routing paths must be carefully determined so that the limits imposed by the capacity of network links are not exceeded; otherwise it would create situations of congestion with consequent loss of information. Given the growing importance of telecommunications services on our current society, the routing must also ensure traffic protection, i.e. all traffic must be fully supported even when there are failures in the network. In this work, is considered the case of a single failure, either in a link or in a switch. The minimization of the worst loads of a network is one of the most important goals of traffic engineering; it maximizes both the robustness of the network to unpredictable changes of traffic and the amount of additional traffic that can be accommodated on the network. However, it is impossible to determine optimal solutions, since most of these problems has exponential complexity. Therefore, it is necessary to resort to heuristic methods that are able to find good solutions in useful computational time. The Provider Backbone Bridge - Traffic Engineering (PBB-TE) is a recent technology proposed for Ethernet networks, which allows the provision of services with traffic engineering and quality of service, being appropriate for delivering critical mission in next generation networks. It allows the use of low-cost Ethernet switches in the operator’s large-scale networks, enabling them to reduce their costs of installation and operation. The aim of this work is the development of efficient algorithms, based on heuristic methods, to support the tasks of traffic engineering, described above, in Ethernet networks based on PBB-TE. Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) de Sousa, Amaro Fernandes; Madeira, Joaquim João Estrela Ribeiro Silvestre
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia