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O universo feminino em Tendres stocks de Paul Morand

Author(s): Oliveira, Maria Manuela Ruas de cv logo 1

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2771

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Literatura francesa; Mulher


Description
No período compreendido entre as duas guerras mundiais, Paul Morand foi um dos autores franceses mais reconhecidos em França. Escritor, diplomata, diletante e cosmopolita, deixou-se levar, durante toda a sua existência, pelo gosto e pelo prazer da literatura. Desejoso de viver, curioso por natureza, preferia ouvir a falar, dando-se pouco a conhecer aos outros. Sessenta anos de escrita, legam-nos um vasto e rico património literário que actualmente repousa, há tempo demasiado, nas prateleiras de bibliotecas e livrarias. Desencadeou tempestades ao longo de quase todo o século XX, não só pela sua irreverência literária e pela recusa de seguir as modas do pós-guerra, abordando temas-“tabu”, demasiado ousados para a época, mas também pelas suas escolhas políticas infelizes que o condenaram perante a opinião pública e o baniram, por um longo período, do panorama literário francês, tendo sido até, considerado como persona non grata. Experimentou o exílio e só após a sua polémica eleição para a Académie Française, viu a sua obra, de novo, publicada em França. Tal como Fénix, Paul Morand renasce das cinzas encontrando um novo público que o redescobre e o reclama. O nosso trabalho não pretende julgar o homem que foi Paul Morand; constitui apenas uma tentativa de compreender o mestre e de o retirar, um pouco que seja, do seu purgatório e, tratando-se de um dos maiores escritores do século XX, motivar para a leitura e estudo das suas obras, não obstante o género a que pertençam (romances, novelas, teatro, poesia, literatura de viagem, etc.). O resultado da nossa pesquisa, O Universo Feminino em Tendres stocks de Paul Morand, pretende analisar o papel da mulher na sociedade do início do século XX, detectando, através do seu reflexo, o pensamento e o sofrimento marcados pelo que se designou por “mal du siècle”. Desta forma, debruçámonos essencialmente sobre o período específico entre guerras, circunscrevendo o nosso trabalho ao estudo das novelas de Tendres stocks, sob uma perspectiva literária, cultural e histórica e simultaneamente filosófica e psicanalítica. A mulher, na obra de Morand, é cativante, bela e sedutora, de extrema complexidade e contraditória nas suas acções e filosofias de vida. Tendres stocks apresenta-nos uma trilogia “genial” que não pára de surpreender e esconde em palavras secas e leves os conflitos existenciais que abalam, não só as personagens de Morand, mas toda uma sociedade decepcionada e desorientada pelas incertezas da época. ABSTRACT: During the in-between war periods Paul Morand has been one of the most highly praised French writers. A diplomat and a writer, possessing a dilettante and cosmopolitan manner, he let himself be guided throughout his whole life by his incommensurable taste for literature. Eager for life, holder of a curious nature, he’d rather listen than talk, barely disclosing his inner self to others. Sixty years of writing have resulted in a wide and rich literary heritage that has been buried for too long in the shelves of libraries and bookshops. He has been responsible for intense uproar throughout the whole of the 20th century, not only due to his literary irreverence and his refusal to comply with post-war fashions, repeatedly opting for controversial taboo subjects, but also because of his unfortunate political choices that have eventually led to his conviction by the public opinion and to him being banned from French literary scene for a long time. He then lived in exile and only after his polemical election and inclusion in the French Academy have his complete works been republished in France. Just like a phoenix, Paul Morand has managed to resurrect from the ashes by finding a new public that has rediscovered and reclaimed him. As such, this study, not intending in any way to judge the man Paul Morand, merely attempts to revive interest in the outstanding work of one of the 20th century greatest writers, thus setting him free from his long-lasting purgatory in the hope of encouraging the reading and study of his works, regardless of the genre they belong to (novels, novellas, drama, poetry, travel literature, and so on). With the study we have entitled The Feminine Universe in Paul Morand’s Tendres stocks we seek to examine and give emphasis to the role of female characters in the early 20th century social structure, thus perceiving through their reflection the anguish brought about by the so-called mal du siècle. We have therefore essentially focussed on the period in-between the World Wars, confining our research to the analysis of the Tendres stocks compilation not only under a literary, cultural and historical perspective, but at the same time philosophical and psychoanalytical. Morand’s women are entrancing, beautiful and seductive, but also extremely complicated and contradictory when it comes to their actions and life philosophies. Tendres stocks constitutes a remarkable trilogy that unceasingly causes surprise, since it conceals in plain unpretentious words the existential conflicts that torment not only Morand’s characters but, more generally, the whole of the disappointed and disoriented society he is part of. Mestrado em Estudos Franceses
Document Type Master Thesis
Language French
Advisor(s) Martins, Otília da Conceição Pires; Petr, Christian
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