Document details

O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo

Author(s): Moreira, LÍdia Maria Lopes cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3511

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação musical; Técnicas musicais; Improvisação (Música); Interpretação musical; Desenvolvimento da criatividade; Violoncelo


Description
A aula de instrumento partilha de um conjunto de competências gerais comuns às restantes disciplinas musicais, nas quais a utilização de actividades de exploração musical e improvisação está presente de várias formas. Tais actividades podem também revelar vantagens ao nível do desenvolvimento da expressividade e da técnica instrumental. O presente trabalho pretende avaliar os benefícios de dois processos criativos - a exploração musical e a improvisação - no que concerne à aquisição e/ou aperfeiçoamento de competências técnicas em alunos de violoncelo - contribuindo para uma reflexão teórico-prática sobre estratégias de ensino de instrumento, desenvolvimento de competências musicais e sucesso educativo. Instrument class shares a set of general skills common to the other musical disciplines, in which the use of musical exploration and improvisation is present in various ways. The use of this type of activities in instrumental musical teaching classes could also lead to advantages in the development of technical abilities in instrument playing. This investigation focal point is to evaluate the benefits of two creative processes - musical exploration and improvisation - regarding the acquisition and/or correction of expressive and technical skills on cello students - contributing to a reflection about instrumental teaching strategies, development of musical abilities and educative success. Mestrado em Música
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Sara
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo