Author(s):
Carvalho, Cristina Caetano
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3691
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão pública; Reforma administrativa; Gestão hospitalar - Porto (Portugal); Serviços públicos - Avaliação de desempenho; Gestão da qualidade; Controlo de qualidade
Description
Consoante as alterações do meio em que está inserido e da sua própriarealidade política, social e económica, a Reforma Administrativa emPortugal tem-se vindo a alterar desde dos primórdios da sua própriaexistência, sendo que nos últimos anos o sector público estáorientado para práticas que conduzam à melhoria de procedimentos, redução decustos e satisfação do cliente / utente, contribuindo para este processoa avaliação de desempenho neste sector. Assim, a presente dissertação procura fazer um paralelismo entreas práticas administrativas anteriores e posteriores à implantação doPRACE, desta feita do balanço social e do QUAR da instituição (qual oimpacto do primeiro no segundo) de forma a averiguar como coexisteme se este programa está a conseguir concretizar os objectivos que teoricamente estipulou. Para tal, o caso de estudo centra-se no Hospital de Joaquim Urbano onde foram elaboradas entrevistas junto de cincoresponsáveis de serviços considerados “chave” para averiguar qual apercepção destes nestas questões.
Administrative Reform in Portugal has been changing since itsinception, depending on the changes in the circle it concerns and itsown political, social and economical reality. In the past few years thepublic sector has been focusing on establishing behaviors leading toimproved procedures, cutting costs and keeping the client/end user satisfied. This sector is constantly being evaluated on its performance. This essay tries to establish a parallel between administrative praxisbefore and after PRACE was implemented, using the institution’s socialbalance and QUAR (what is the impact of the former over the latter) so as to check how they co-exist and whether this program is keeping to the stipulated goals. To that end, the case study focuses in the JoaquimUrbano Hospital where five (5) key heads-of-department were interviewed as to their opinions on these matters.