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A educação e os desafios de E.G. West para a situação portuguesa

Author(s): Ferreira, Ângelo Eduardo Rodrigues

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3700

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Administração do ensino; Política educativa; Educação comparada; Reforma do ensino


Description

A presente tese propõe-se repensar o futuro da educação em Portugal econtribuir para um novo entendimento de serviço público a partir da obra de E.G. West, que proporciona novas abordagens da problemática da educação. Aanálise cruzada da evolução histórica dos sistemas educativos em Portugalcom a dos países estudados por West (EUA e Grã-Bretanha) e o estudo dassuas propostas inspiradoras é crucial para explorar um caminho para melhoraruma educação que, apesar do avultado investimento do país nas últimasdécadas, fica muito aquém do desejado. Que modelo de serviço público proporcionará mais igualdade de oportunidadesde acesso a uma educação de qualidade e que corresponda aos legítimosanseios de cada um? Para responder a esta questão, sugerindo linhas orientadoras para umareforma da educação, procurámos um olhar complementar nas propostas deJulian Le Grand, John Thaler, Cass Sunstein e nas reformas educativas desucesso da Nova Zelândia e da Suécia que, mais do a melhoria da qualidade,proporcionada por mecanismos de escolha e concorrência, implicam o respeitopor valores fundamentais como a liberdade e a responsabilidade.

The main purpose of this thesis is to rethink the future of education in Portugaland to contribute for a new understanding of public services based on the workof E.G. West and his original approach of educational challenges. The joint analysis of the historical evolution of education in Portugal and inthose countries studied by West (U.S.A. and Great-Britain), as well as hisinspiring proposals, will allow us to explore new ways to improve educationquality and overcome our persistent problems despite the considerableinvestment over the last decades. Which model of public service can provide both equality of opportunities tobetter education and a response to each person’s legitimate interest? In order to suggest education reform guidelines we’ve also taken intoconsideration the proposals of Julian Le Grand, John Thaler, and CassSunstein as well as at the successful cases of reforms operated in NewZealand and Sweden that – more than improving quality through choice-and-competition – implied the respect for basic values such as liberty andresponsibility.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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