Document details

O PNL e as TIC: efeitos na relação dos alunos com a leitura

Author(s): Ramos, Inês Filipa Domingos Patrão

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3793

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino multimedia; Ensino da leitura; Ensino básico 1º ciclo: Coimbra; Tecnologia da informação; Actividades de aprendizagem; Motivação dos alunos


Description

O presente trabalho pretende explorar os efeitos do PNL na relação dos alunos com a leitura, mobilizado com recurso às TIC. O Estudo de Caso foi a metodologia utilizada junto de uma turma do 4º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 17 alunos, ao longo de sete sessões semanais de duas horas que decorreram num período de um mês e duas semanas. A recolha de dados fez-se através da utilização de inquéritos por entrevista, inquéritos por questionário e observação directa não-participante. Depois de realizada a investigação, foi possível concluir que a utilização de novas tecnologias em junção com o PNL poderá permitir um desenvolvimento de competências relacionadas com a Leitura e a Escrita, favorecendo a relação dos alunos com a Leitura. No entanto, as actividades com auxílio às TIC têm que ser bem planeadas e executadas. Concluiu-se também que para a concretização deste tipo de actividades os professores necessitam de formação especializada, nomeadamente na construção de blogues e utilização de software que lhes permita produzir recursos de incentivo à leitura.

This work aims to explore the effects of National Plan of Reading in the relation of students with reading, mobilized by using Information and Communication Technologies. The case study was the methodology applied with a class from 4th grade of the 1st cycle of basic education, with 17 students, over seven weekly sessions of two hours that took place in a period of one month and two weeks. The data collection was done by using interviews, questionnaires and direct observation non-participant. After completed the investigation, it was concluded that the use of new technologies, linked with the National Plan of Reading, can allow development of skills related to reading and writing, to support the relation of students with reading. However, the activities with the aid of Information and Communication Technologies must be well planned and executed. It was also concluded that to accomplish this kind of activities teachers need specialized training, namely the construction and use of blogs and software that allows them to bring forth resources to encourage reading.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents