Document details

Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade apl...

Author(s): Carrolo, Ana José Pinto cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3794

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação musical; Técnicas musicais; Interpretação musical; Piano


Description
Neste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase. In this Educational Project, a systematic work was developed during the Practice Teaching component in order to create new strategies for teaching/learning music expressivity. Specifically, the project involved eight piano pupils from ages 6 - 9 years and aimed to develop their expressive abilities through ensemble music-making. During three months, ten minutes of each pupil’s lesson were dedicated to ensemble music, in which teacher accompaniments were added to pupil’s pieces. This activity focused on breathing techniques as a source of interaction and synchrony with the teacher and as a reference for the sense of phrasing. Finally, based on these strategies, a correlation was achieved between the corporal behaviour of the blind musicians and their daily movements. Mestrado em Música - Ensino Vocacional
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Harper, Nancy Louisa Lee
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents