Document details

O simbolismo da poesia de Camilo Pessanha e o seu reflexo nas obras de compositores portugueses

Author(s): Ling, Shao Xiao

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/38087

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Camilo Pessanha; Clepsidra; Fernando Lopes-Graça; Simão Barreto; Filipe de Sousa; António Chagas Rosa


Description

O espírito de busca de sonoridade musical em versos poéticos, a inspiração pela efemeridade de tempo e sensação, a vivência da saudade portuguesa e da nostalgia chinesa, a visão poética obscura e imaginária, tudo isto manifestado em Camilo Pessanha marca uma presença singular, na poesia contemporânea portuguesa. Em Macau, Pessanha produziu uma parte significativa da Clepsidra, e traduziu textos literários chineses. Estes trabalhos não só fizeram vibrar os sentimentos dos poetas contemporâneos como também ofereceram fontes de inspiração aos compositores da música contemporânea portuguesa. Este artigo pretende estudar a poesia de Pessanha e o seu simbolismo refletido nas obras dos compositores, nomeadamente Fernando Lopes-Graça, Filipe de Sousa, Simão Barreto e António Chagas Rosa. Além de Fernando Lopes- Graça, os restantes compositores incluídos no estudo estão relacionados com Macau ou com a cultura chinesa, as suas obras serão objetos de análise, com intuito de desvendar a ressonância entre palavra, símbolo e música.

Camilo Pessanha’s work has a unique status in contemporary Portuguese poetry. Within his verses are represented the spirit of searching for musical sound in poetic verses, inspired by the ephemeral nature of time and feeling, the experience of Portuguese ‘saudade’ (a longing for home and loved ones) and Chinese nostalgia, as well as an obscure and imaginary poetic vision. In Macau, Pessanha wrote a significant part of Clepsidra, and translated Chinese literary texts. These works not only made the stimulated the feelings of contemporary poets, but also offered sources of inspiration to composers of Portuguese contemporary music. This article aims to study Pessanha’s poetry and its symbolism which is reflected in the works of composers, namely Fernando Lopes-Graça, Filipe de Sousa, Simão Barreto and António Chagas Rosa. In addition to Fernando Lopes-Graça, the other composers included in the study are related to Macau or Chinese culture, and their works will be studied in detail in order to unveil the resonance between word, symbol and music.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo