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Políticas de inclusão/educação especial no projecto educativo

Author(s): Rodrigues, Sérgio Nuno Marques cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3828

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Administração do ensino; Projecto educativo de escola; Ensino secundário: Aveiro: Viseu; Educação especial


Description
O presente trabalho de investigação constitui uma exigência para a obtenção do grau de Mestre em Educação na área de Administração e Políticas Educativas, pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Entre outros objectivos, o autor iniciou o seu estudo (capítulo 1) procurando estudar o Projecto Educativo de Escola conceptualizando-o, caracterizando-o e pretendendo ainda, analisar, comparar e confrontar as propostas de definição deste termo apresentadas por diversos investigadores. Nesse seguimento (capítulo 2), procurou debruçar-se sobre a educação inclusiva dos alunos com NEE, dando especial importância à evolução das Políticas de Educação Especial. A partir deste enquadramento teórico, foi eleito o seguinte problema para o desenvolvimento desta investigação: Que Políticas de Inclusão/Educação Especial se encontram reflectidas nos Projectos Educativos dos Agrupamentos de Escolas e nos Projectos Educativos das Escolas Secundárias? A opção metodológica utilizada foi a análise documental de 6 Projectos Educativos de Agrupamentos de Escola (3 do Concelho de Viseu e 3 do Concelho de Aveiro) e de 6 Projectos Educativos de Escolas Secundárias (3 do Concelho de Viseu e 3 do Concelho de Aveiro). O presente estudo com o tema “Políticas Educativas de Inclusão/Educação Especial no Projecto Educativo” surge da necessidade e importância de verificar até que ponto a política educativa definida para o sector da Educação Especial, predetermina a escola na sua organização e no seu funcionamento de natureza administrativa e pedagógica na implementação das respostas para a população específica de alunos com Necessidades Educativas Especiais, através do Projectos Educativo. Os resultados encontrados mostram quais as Políticas de Inclusão/Educação Especial que se encontram reflectidas nos Projectos Educativos dos Agrupamentos de Escolas e nos Projectos Educativos das Escolas Secundárias, considerando as medidas educativas propostas pelos Agrupamentos/Escolas Secundárias (objectivos, estratégias, actividades, recursos pedagógicos e organização dos apoios). Pudemos também constatar a prevalência destas medidas (Políticas de Educação Especial/Inclusão) nos Projectos Educativos dos Agrupamentos em detrimento dos Projectos Educativos das Escolas Secundárias. Os resultados evidenciam ainda que, de uma maneira geral sobretudo as Escolas Secundárias ainda não projectam a inclusão da melhor forma, não estando em concordância com o que é preconizado a nível legislativo. This research assignment constitutes a demanding part to obtain the masters degree in Education in the area of Administration and Educational Policies from the Department of Education in the University of Aveiro. Among other aims, the author started his research (chapter 1) by studying the school’s Educational Project conceptualizing and characterizing it. Moreover, he also intends to analyze, compare and confront the definition of these terms proposed by various researchers. In addition to this (chapter 2), he also analyzed the inclusive education on Special Education students giving particular attention to the development of Special Education Policies. From this theoretical point, he established the following problem in order to develop this research: What Policies of Inclusion and Special Education can be found reflected in Educational Projects in school groups and secondary schools? The methodological option used was the documental analysis of 6 Educational Projects in school groups (3 in the County of Viseu and 3 in the County of Aveiro) and 6 Educational Projects in secondary schools (3 in the County of Viseu and 3 in the County of Aveiro). This research topic “Educational Policies of Inclusion and Special Education in the Educational Project” arose from the need and importance to verify up to what extent the defined educational policy for the Special Education sector, predetermines the organization and, administrative and pedagogical function of a school in the implementation of answers for the specific population of Special Education students through the Educational Project. The results show which Policies of Inclusion and Special Education are found reflected in the Educational Projects in school groups and secondary schools, taking into consideration the educational measurements proposed by the schools (aims, strategies, activities, pedagogical resources and support organization). The results also found that the prevalence of these measurements (Policies of Inclusion and Special Education) in the Educational Projects of the school groups is in detriment to the Educational Projects in the secondary schools. Furthermore, the results prove for the most part in secondary schools that they still do not project an inclusion in the best manner, thus, not reflecting with what is recommended legislatively. Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pardal, Luís
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