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Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais

Author(s): Rodrigues, Luís Alberto Alves cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3849

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Engenharia civil; Transporte de sedimentos; Sedimentos marinhos; Erosão costeira; Protecção de zonas costeiras


Description
Nos últimos anos tem-se verificado por todo o Mundo um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança das pessoas e construções. Este avanço deve-se a vários factores. Os sedimentos provenientes dos rios, deveriam ser transportados para a plataforma continental, mas ficam retidos nas barragens. As ondas, marés e correntes, por sua vez deveriam transportar os sedimentos ao longo da costa, mas como estes não chegam à plataforma, então são retirados das praias, levando à sua erosão. A construção de obras aderentes e quebramares representam possíveis soluções para a erosão costeira mas não adicionam sedimentos ao sistema costeiro. Uma noção dos volumes transportados ao longo da costa bem como das taxas de erosão existentes, permite estabelecer metas para atenuar um problema, à muito, não resolvido pelo Homem. O recurso a alimentações e transposições artificiais, devido à debilidade de sedimentos na costa, é uma das opções mais viáveis, mas também uma das mais caras. Todas as operações inerentes a alimentações de praias, requer um conhecimento dos sedimentos existentes no local de depósito e dos que se vão depositar, de modo a evitar contaminações no meio marinho. Neste trabalho estuda-se a erosão costeira na zona litoral portuguesa, provocada pela escassez de sedimentos. O trecho em estudo apresenta uma extensão de 35 km, desde Aveiro até a Tocha e pretende quantificar volumes de sedimentos em transporte ao longo da costa, bem como taxas de erosão existentes, e possíveis meios de atenuar e mitigar este problema da erosão costeira com recurso a alimentações e transposições artificiais. Foram realizadas várias modelações e analisadas aquelas que, do ponto de vista da erosão costeira, apresentavam melhores resultados para a linha de costa. Para tal foi utilizado um modelo de cálculo numérico (LTC- Long Term Configuration) que permite optimizar cenários possíveis de gestão dos sedimentos, através da tentativa de previsão da melhor localização para as alimentações artificiais de sedimentos. In the last few years, it was verified all over the world a progress of the sea that put in danger the security of people and buildings. This advance is due to several factors. The sediments from the rivers should be transported to the continental shelf, but instead, they are retained in the dams. Waves, tides and currents should carry the sediments along the coast, but if they don´t reach the platform, then they are removed from the beaches, leading to erosion. The construction of groins and breakwaters represent possible solutions to the coastal erosion but they don´t add sediment to the coastal system. To know the sediments volumes transported along the coast and the erosion rates available, helps the establishment of a mark to alleviate a problem difficult to be solved by the man. The use of artificial sand nourishment and artificial sand by-passing, with the weakness of sediments on the coast, is one of the most viable options, but also one of the most expensive. All the operations to nourish beaches, requires a knowledge of the sediments in the place of deposit and the ones that will be deposited in order to avoid contamination in the marine environment. This work present a study of the Portuguese coastal zone in an extension of 35 km, from Aveiro to Tocha and tries to quantify the volumes in transport along the coast and the erosion rates that exists, and ways to minimize the problem of coastal erosion using artificial sand nourishment and artificial sand by-passing. That was performed with the help of the software (LTC- Long Term Configuration) which provides management scenarios, through the prediction of the best location for the artificial nourishment of sediments. Mestrado em Engenharia Civil
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Carlos Daniel Borges
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