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Estratégias de comunicação baseadas no Facebook: o caso do Posto de Turismo da Praia da Barra

Author(s): Gonçalves, Pedro ; Raposo, Rui ; Roque, Vítor

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/38673

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Comunicação; Conteúdos gerados pelo utilizador; Facebook; Medias sociais; E-tourism


Description

Os media sociais são, para além de uma tecnologia, uma realidade que tem ganho um crescimento e uma dinâmica transdisciplinar difícil de acompanhar em todas as suas áreas de intervenção. Com uma influência clara e crescente em numerosos sectores de desenvolvimento, nomeadamente o setor económico, do qual o turismo faz parte e onde a comunicação e a gestão de informação ágil são, inquestionavelmente, fatores determinantes para o seu funcionamento e sucesso. Hoje em dia, o acesso à Internet e a adesão em crescendo constante às aplicações de media sociais, conduziu a que a estratégia utilizada para promover os destinos turísticos se transformasse, sendo que agora, a maior parte da informação referente aos mesmos, se traduz em conteúdos gerados pelos utilizadores. Uma vez que o objetivo das Organizações de Gestão de Destinos (OGD) é a de promover os destinos turísticos, as mesmas tiveram que olhar para esta realidade como uma oportunidade a compreender e a explorar. Tendo como base um modelo orientador para a utilização de media sociais nas atividades de comunicação das OGD com os turistas, este artigo apresenta alguns dos resultados obtidos no âmbito de uma investigação que teve como objetivo contribuir com uma estratégia de comunicação, baseada no Facebook, a aplicar pelo Posto de Turismo da Praia da Barra – situado na Freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, Portugal. Este desafio, associado a uma OGD local, permitiu recolher um conjunto de resultados que demonstraram a utilidade e evidência prática deste tipo de estratégias em cenários com recursos e amplitudes de ação e intervenção muito bem delimitados.

Besides being a technology, social media is a reality and a transdisciplinary dynamic, which has grown and that is di cult to follow in all its areas of intervention. With a clear and growing in- fluence on numerous development sectors, namely the economic sector, of which tourism is a part and where communication and agile information management are unquestionably determining factors for its operation and success. Nowadays, Internet access and the steadily increasing adherence to social media applications has led to a change in the strategies used to promote tourist destinations, and now much of the information used to promote destinations is based on content generated by users. Since the goal of Destination Management Organizations (DMO) is to promote tourist destinations, this reality had to be look upon as an opportunity worth understanding and exploring. Based on a guidance model for the use of social media in DMO communication with tourists, this article presents some of the results obtained from an investigation that aimed to contribute to a communication strategy, based on Facebook, and applied by the Praia da Barra Tourism Office located in Gafanha da Nazaré, municipality of Ílhavo, Portugal. This challenge, closely linked with a local DMO, allowed us to collect a set of results that demonstrated the usefulness and practical evidence of the use of these type of strategies in scenarios with very well-de ned resources, ranges of action and intervention

Document Type Journal article
Language Portuguese
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