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Actividades sobre relações tróficas no ensino básico : o exemplo da coruja-das-torres

Author(s): Costa, Patrícia Ana Teixeira da

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4772

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino das ciências; Estratégias de aprendizagem; Actividades de aprendizagem; Educação ambiental; Ensino básico


Description

Ao longo dos últimos anos a população de coruja-das-torres, Tyto alba, tem vindo definitivamente a decrescer na maioria dos países da Europa ocidental, e um pouco por todo o mundo. Portugal não é, infelizmente, uma excepção. Neste contexto, o presente estudo começa por desenvolver-se a partir da recolha mensal de regurgitados de Tyto alba alba (Strigiforme: Tytonidae), desde Maio de 2005 a Maio de 2006. Com base na análise destes regurgitados, procedeu-se à identificação dos diferentes tipos de presas capturadas por estes indivíduos, num habitat eminentemente rural nas proximidades do rio Lima - Norte de Portugal (Ponte de Lima). Os regurgitados de coruja-das-torres, para além de poderem constituir uma óptima fonte de informação acerca da variedade de presas (especialmente micromamíferos) desta espécie, representam também uma excelente oportunidade para desenvolver estratégias inovadoras no âmbito do ensino das Ciências, no contexto da Educação Ambiental e, portanto, da educação para a cidadania. Neste sentido, o trabalho desenvolvido permitiu explorar o conhecimento científico acerca da ecologia desta ave de rapina nocturna, e idealizar, concretizando, um conjunto de actividades de ensino e aprendizagem de índole investigativa. Estas tiveram como principal objectivo promover, em alunos do 1.º ciclo do ensino básico, um maior conhecimento acerca da espécie, com principal destaque para as relações tróficas que estabelece com outros animais (e, portanto, para a sua dieta alimentar), contribuindo também para a sua preservação. A implementação destas actividades exigiu que fossem elaborados diferentes materiais, entre os quais se destacam uma chave simplificada de identificação de presas de coruja-dastorres e um conjunto de colecções de referência (com conteúdo ósseo relativo a oito diferentes grupos de animais predados pelo casal de aves em estudo), preparados com base na análise prévia de um total de 91 regurgitados, recolhidos durante o período de tempo em que decorreu o estudo. Para além de um apelo à mudança nas práticas e estratégias pedagógicas dos professores do ensino básico (principalmente do 1.º ciclo) no Ensino das Ciências, e de uma sugestão de trabalho em Educação Ambiental, este estudo pretende ser um pequeno contributo no auxílio à conservação da coruja-dastorres que, juntamente com tantos outros, poderá representar uma mais valia para travar uma possível extinção desta espécie de avifauna selvagem.

During the last years the barn owl, Tyto alba, population has been definitely decreasing in most western European countries, and a little along all world. Portugal is not, unfortunately, an exception. In this context, this study started with a monthly gathering of a pair of Tyto alba alba (Strigiforme: Tytonidae – male and female) pellets, between May 2005 and May 2006. Upon pellet analysis, different types of prey, taken from an agricultural habitat by the Lima river, in the north of Portugal (Ponte de Lima), have been identified. Regurgitated pellets of Tyto alba, beyond representing a very good source of information for assessing species richness of preys (especially small mammals), they also stand for an excellent opportunity to develop innovative strategies in Science Education, always with an environmental concern and, therefore, providing citizen formation. In this way, the investigation allowed to explore more about the scientific knowledge related with the ecology of this nocturnal bird of prey, and idealize, performing, an assemblage of activities with investigative character. These activities had as a principal aim, to promote, in primary school Portuguese students, a greater knowledge about Tyto alba, specially about trophic relations that it establish with other animals (and, therefore, about its dietary regime), providing, as well, its preservation. The implementation of these activities required the elaboration of different school materials, in which stand out an identification key of barn owl preys, and a reference collection (with bone content relative to eight different groups of animals predated by the pair of birds), prepared upon a previous analysis of a full amount of 91 pellets, collected during the time that this investigation lasted. Further than an appeal to the change in primary teachers strategy school work in Science Education, and of a suggestion of work in Environmental Education, this study pretends to be a small contribute in helping to the conservation of barn owls that, jointly with many others, can represent a good help to stop a possible extinction of this wild bird.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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