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A aprendizagem em contexto clínico : um estudo ecológico e comparativo

Author(s): Talaia, Aliona Doncilov

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4782

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Supervisão; Ensino da enfermagem; Enfermagem


Description

O presente estudo enquadra-se na área da supervisão da prática clínica, incidindo na representação dos alunos sobre a supervisão e acompanhamento durante o estágio. O quadro conceptual engloba uma revisão da literatura sobre a formação inicial em Enfermagem em Portugal e na Moldávia, perspectivas ecológicas e socioculturais do desenvolvimento humano, supervisão e acompanhamento das práticas clínicas. A supervisão é entendida como um processo mediador na aprendizagem e no desenvolvimento do formando (e do supervisor) podendo, de acordo com a natureza da relação criada, ser facilitador ou inibidor. O acompanhamento, como uma fase do processo supervisivo, é um momento crucial na prática clínica, pois prepara os alunos de uma forma eficaz para o desempenho do papel de Enfermeiro, facilitando o processo de integração no contexto de trabalho. Desenvolveu-se um estudo descritivo de natureza quantitativa. A colheita de dados foi efectuada através de inquérito por questionário, posteriormente tratados estatisticamente. A interpretação dos resultados foi feita em volta dos seguintes conteúdos: representações dos alunos sobre o acompanhamento das práticas clínicas; relação em contexto de supervisão em ensino clínico; e estratégias de supervisão utilizadas em ensino clínico de Enfermagem. Os resultados evidenciaram os seguintes aspectos relativamente o contexto português: referencia à supervisão como um momento privilegiado de relação de igualdade, confiança, interacção e respeito mútuo; valorização de supervisão individualizada com feedback constante. Relativamente ao contexto moldavo, os resultados não possuem informação suficiente para podermos tirar conclusões, pelo que apresentamos alguns aspectos que justificam este facto.

The present study is focused on mentorship in nursing, carried on the clinical wards. The major aim of the study was to analyse the opinion that students have about their learning experiences at the clinical field. The conceptual framework includes a revision of literature about nursing and nursing education in Portugal and Moldova, ecological and cultural perspectives of human development and supervision of the clinical learning experiences. Supervision is understood as a specific learning developmental and supportive method of reflection and counselling, enabling students to acquire new professional and personal competences through their own experiences in the clinical context. The supervisory relationship can be facilitative or inhibit specific behaviours; it can promote the integration of practical experiences with theoretical knowledge and to reach their own way to develop nursing care. The participants of this descriptive study were nurse students from two different schools (located in Portugal and Moldova). Data was collected by a questionnaire (CLES) and its analysis was structured fundamentally around the following dimensions: students' representations about the supervision of their learning experiences, supervisory relationship in the clinical field and supervision strategies developed on the wards. The results show the following aspects relatively the Portuguese context: idea of supervision as a privileged moment of reciprocity relationship, trust, interaction and mutual respect; valorisation of the individualized supervision with constant feedback. Relatively to the Moldavian context, supervision was seen as an important process but the results didn’t allow extracting more consistent conclusions about mentorship.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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