Document details

Educação para o desenvolvimento sustentável no ensino secundário

Author(s): Oliveira, Maria Cecília de Jesus

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/5021

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino da física; Ensino secundário; Educação ambiental; Educação para a cidadania; Desenvolvimento sustentável


Description

A UNESCO declarou, recentemente, o período 2005-2014 como a década da educação para o desenvolvimento sustentável. Um dos objectivos é que sejam desenvolvidos recursos (publicações, materiais, equipamentos educacionais, questionários, etc.) a usar pelos educadores em contextos educacionais. E importante referir a relevância dada pela UNESCO, especificamente, a educação científica, referindo-a como essencial ao desenvolvimento humano e ao exercício de uma cidadania informada e activa, passível de assegurar o desenvolvimento sustentável (UNESCO-ICSU, 1999). Pensamos que um ensino CTS pode ser uma via promissora para alcançar esta finalidade. Em Portugal, em resultado da recente Revisão Curricular de Ensino Secundário, assistimos actualmente, a implementação de novos programas no ensino secundário, onde o ensino das Ciências com orientações CTS se encontra explicito. A escassez de recursos didácticos com as orientações pretendidas é um dos obstáculos indicados por vários investigadores em Didáctica das Ciências. Sabe-se que o ensino das ciências de orientações CTS necessita de novos materiais que vão ao encontro da filosofia que lhe está subjacente, reconhecendo-se a importância de desenvolver projectos de investigação onde os mesmos sejam concebidos, produzidos e validados. Numa tentativa de dar resposta ao desafio lançado pela UNESCO e aos novos programas do Ensino Secundário, planificaram-se e conceberam-se recursos didácticos CTS, utilizáveis por professores do ensino secundário, para a leccionação do programa de Física e Química A, com vista ã educação para o desenvolvimento sustentável. Optou-se, de forma fundamentada, pelo contexto geral "crise energétican.A planificação e construção dos recursos didácticos desenvolveram em torno de três grandes temas orientadores: petróleo; atmosfera e energias renováveis - energia solar. O trabalho final apresenta-se sob a forma de um Ponlfólio para o professor.

UNESCO recently declared the period 2005-2014 as the decade of education for sustainable development. One of the objectives isto develop resources (publications, materials, educational equipments, questionnaires, etc.) to be used by teachers in educational contexts. It is important to mention the sigrificance given by UNESCO specifically to scientific education, referring to her as essential to human development and to the practice of an informed and active citizenship that is able to assure a sustainable development (UNESCO - ICSO, 1999). We think that a CTS teaching may be a promising way to reach this purpose. Nowadays in Portugal, dueto the recent Curricular Revision of Secondary Education, we can watch the development of new programmes where the teaching of Sciences with CTS orientations is explicit. The scarceness of pedagogical resources with the pretended orientations is one of the obstacles referred by many investigators in Sciences Didactics. It is known that the teaching of Sciences with CTS orientations needs new and suitable materials, recognising the importance of developing studies where these materials may be produced and validated. In an attempt to give an answer to the challenge offered by UNESCO and to the new programmes of Secondary Education, CTS pedagogical resources were designed and produced to be used by teachers of secondary education for the teaching of the Physics and Chemistry A Programrne, with the objective of educating for sustainable development. It was selected the generic context "energetic crisis". The planning and construction of didactic resources were developed around three major guiding themes: petrol, atmosphere and renew energies - solar energy. The final work is presented as a "Poftfól~o"forth e teacher.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents