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Compostagem doméstica aplicada a uma escola EB 2

Author(s): Cerveira, Ana Filipa Santos cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/593

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Engenharia do ambiente; Compostagem; Tratamento de resíduos; Educação ambiental


Description
A industrialização, o crescimento económico e o constante crescimento populacional têm como consequência um aumento gradual na produção de residuos, tornando-se a gestão de resíduos num dos temas mais relevantes da actualidade. Hoje em dia os residuos já não são apenas considerados como algo a descartar mas também já é tido em conta como um recurso, como se pode verificar na reutilização e na reciclagem de materiais. Não são apenas os municípios, que estão obrigados pelo cumprimento das metas comunitárias (Directiva 1999131lCE de 26 de Abril), que se estão a aplicar na formação cívica. Cada vez mais se verifica, além da participação municipal, também a participação de fábricas e de escolas no âmbito da formação de cidadãos mais educados e formados em relação ao ambiente que os envolve. A compostagem é um processo de reciclagem da fracção biodegradável dos Resíduos Sólidos Urbanos, que também pode ser aplicado a outro tipo de resíduos biodegradáveis provenientes da actividade industrial. Esta pode ser definida como a decomposição biológica, por organismos aeróbios, e estabilização de substratos orgânicos, sob condições que permitem o desenvolvimento de temperaturas elevadas devido a produçáo biológica de calor, originando um produto final suficientemente estável, livre de organismos patogénicos e infestantes de plantas, que pode ser aplicado no solo com benefícios para a produção vegetal. Visto que a maior fatia de RSU é de resíduos biodegradáveis a compostagem de matéria orgânica, realizada de maneira correcta, apresenta ganhos reais para a sociedade e benefícios incontestáveis para a gestão dos resíduos sólidos. O presente trabalho teve como objectivo a promoção da participação de professores, alunos e funcionários de uma Escola EB 2,3 numa proposta de compostagem doméstica através de um programa de Educação Ambiental. Pretendeu-se a formação de cidadãos educados a nível ambienta1 mas de uma forma chamativa e interessante. Deste modo, além de toda uma série de material educativo realizado para educadores, educandos e funcionários da escola foi também realizado um ensaio de compostagem com residuos da cantina e dos jardins da escola. Este ensaio foi realizado de modo a ajudar os professores que não são da área de ciências a familiarizarem-se com a compostagem e também para que se pudesse avaliar o sucesso do mesmo, mediante as condições disponíveis. Durante o decorrer do processo foi medida a temperatura, determinado o teor de humidade e o nível de sólidos voláteis presentes na mistura, permitindo a monitorização do processo e ser possível algum controle das variáveis operacionais. Foram avaliados vários parãmetros experimentais de modo a verificar se o composto final obtido se encontrava em bom estado de utilização, nomeadamente o pH, alguns nutrientes (azoto, fósforo, potássio e sódio), a razão CIN, teor em fibras, etc. Além disso foram realizados alguns testes de modo a verificar o nível de maturidade do composto: o teste de vaso, o teste de germinação e um teste de respirometria. 0s resultados obtidos foram positivos no que respeita a qualidade do composto obtido e no que respeita a sensibilização realizada na escola, uma vez que no presente ano lectivo os professores alvo estão a seguir o material didáctico preparado e continuam a compostar os resíduos provenientes da cantina, preparando-se para valorizar a totalidade dos residuos oriundos da cantina e jardim. ABSTRACT: The industrialization, the economical growth and the constant population growth has as a consequence a gradual increase in the production of residues, there for the management of residues is now one of the most relevant subjects of the.present. Nowadays, the residues are not only considered as anything discarding but also they are already taken into account like a resource, as it is possible to see with the reuse and in the recycling of materials. It is not only the local authorities, which are obliged by the fulfilment of the communitarian marks (Directive 19991311CE of 26 of April), that are applying themselves in the civic formation. More and more there happens, besides the municipal participation, also the participation of factories and of schools in the context of the formation of citizens most polite and formed regarding the environment. Composting is a process of recycling of the biodegradable fraction of the Solid Urbane Residues, which can also be applied to other types of biodegradable wastes from industries. It can be defined as the biological decomposition, by aerobic organisms, and stabilization of organic substrates, under conditions that allow the development of high temperatures due to the biological production of heat, originating a sufficiently stable final product, free of pathogenic organisms and of plants seeds, which it can be applied in the ground with benefits for the vegetable production. Since the biggest slice of RSU is composed by biodegradable residues the compost of organic matter, fulfilled in the right way, presents real profits for the society and indisputable benefits for the management of the solid residues. The present work regarded the promotion of the participation of teachers, pupils and officials of a School E6 2,3 in a proposal of a composting through a program of Environmental Education. It was regarded the citizen's formation, educated at environmental level but in a flashy and interesting way. In this way, besides the whole series of educative material carried out for educators, students and officials of the school it was also fulfilled a composting test with residues of the canteen and of the gardens of the school. This test was carried out in way to help the teachers who are not of the area of sciences to become more comfortable with the compost process and also so that it could be possible to measure the success by the available conditions. During the process it was measured the temperature, the moister content and the level of volatile solids present in the mixture allowing the monitoring of the process and to be able to control some of the operational variable. There were evaluated severa1 experimental parameters in a way to check if the final obtained compound was in good condition of use, including: pH, some nutrients (nitrogen, phosphorus, potassium and sodium), the CIN rate, fibers content, etc. . Besides, it was carried out some tests in way to check the level of maturity of the compound: the pot test, the germination test and one respiremotric test. The results obtained were positive regarding the quality of the compost obtained and about the awareness held in the school, since this school year the teachers are following the educational material prepared and continue to compost the waste from the canteen, preparing to raise the total waste from the canteen and gardens of the school. Mestrado em Engenharia do Ambiente
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Celeste de Oliveira Alves; Gomes, Ana Paula
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