Author(s): Portela, Carla Maria Mendes dos Santos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7333
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação musical; Percepção auditiva; Percepção musical
Author(s): Portela, Carla Maria Mendes dos Santos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7333
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação musical; Percepção auditiva; Percepção musical
O objetivo deste estudo é verificar o desenvolvimento da perceção auditiva rítmica dos alunos através da utilização de obras e excertos musicais para a realização de ditados rítmicos. Para analisar a eficácia desta estratégia, comparamo-la a uma estratégia mais tradicional, que usa apenas o piano para realizar os mesmos ditados das mesmas obras musicais. Na revisão bibliográfica, os temas abordados são uma reflexão tanto da importância da perceção auditiva na formação de músicos como das diferentes estratégias para ensinar a compreender a música através da audição de obras musicais.
The purpose of this study is to verify the development of student’s aural rhythmic awareness through the use of entire musical works or pieces to do musical rhythmic dictations. To analyse the efficiency of this strategy, we compare it to another more traditional strategy, which uses only the piano to do the same musical rhythmic dictations of the same musical material. In the literature review, the issues are a reflection of the aural music perception importance in the music student’s academic formation and of the different strategies to teach musical understanding through the use of musical works.