Document details

Melhoria da qualidade num processo de vidração cerâmica

Author(s): Silva, Charlotte Sylvie Blanpain Silva

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/7609

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão industrial; Gestão da qualidade; Eficiência industrial; Indústria cerâmica - Fátima (Portugal)


Description

O projecto apresentado foi elaborado numa empresa de cerâmica sediada em Fátima, a Matcerâmica. O objectivo principal do trabalho foi melhorar o nível de qualidade na secção de vidração da empresa. Para tal, escolheu-se uma linha específica de peças, a linha Ikea. A metodologia usada no âmbito deste trabalho foi o ciclo PDCA aliado às ferramentas da qualidade e ao diagrama dos 5 porquês. Numa primeira fase identificaram-se as causas dos problemas e recolheu-se a informação necessária para, numa segunda fase, delinear acções. Estas acções de melhoria foram posteriormente analisadas para perceber o seu impacto na organização em estudo. Esta análise comprovou que a linha em questão apresentava alguns problemas, sendo os mais significativos o excessivo número de defeitos relacionados com o lixo de acabamento e a falta de vidro. Depois de perceber as causas destes defeitos tentou minimizar-se a ocorrência dos mesmos. A sensibilização dos operadores para a adopção das acções de melhoria propostas e a integração do conceito de qualidade na vidração foi o ponto de partida para a melhoria da qualidade na secção da vidração. O ciclo PDCA, complementado com as ferramentas básicas da qualidade, revelou-se uma boa metodologia para a resolução dos problemas identificados. No entanto, os problemas não foram eliminados e será preciso disciplina e mão-de-obra qualificada para a sustentabilidade das melhorias alcançadas e para as melhorias futuras.

This project was conducted in a ceramics company based in Fátima – Matcerâmica. The main objective of the study was to improve the quality of the glazing section. In order to do so, we chose a specific product line, the Ikea line. The methodology used in this work was the PDCA cycle associated with the seven quality tools and the five whys diagram. Initially we identified the causes of problems and withdrew the necessary information to subsequently take some actions. Subsequently, these actions were analysed to understand their impact on the organization. This analysis confirmed that the line in question has some problems, the most relevant being assorted with the excessive number of defects due to lack of glass and rubbish. After understanding the causes for these defects, the purpose was to minimize their occurrence. The operatorsʼ awareness of them and the integration of the quality concept in the glazing section was the starting point in terms of actions for improvements. The PDCA cycle complemented with the basic tools of quality, has proved to be a good method for solving the problems. However, problems have not been eliminatedand it will take discipline and a skilled force labor to achieve improvement sustainability.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents