Document details

Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura

Author(s): Marques, Sara Margarida Costa

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8011

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino de línguas; Ensino da leitura - Ensino básico 2º ciclo; Métodos pedagógicos; Compreensão da leitura; Língua portuguesa; Motivação dos alunos


Description

O presente estudo visava determinar o papel que a ludicidade poderá desempenhar no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. Com esta finalidade, procedeu-se à concepção e implementação de uma intervenção didáctica, centrada na abordagem de uma obra de leitura integral, de índole narrativa, com uma turma de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a uma metodologia de investigação-acção. Foram recolhidos dados relativos às suas representações (através de questionários) e ao seu desempenho (através de actividades centradas na compreensão na leitura, realizadas a partir de textos narrativos), antes e depois da intervenção didáctica. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram alguma melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar bastantes dificuldades na construção de inferências. Paralelamente, constatouse uma evolução nas suas representações, que podemos associar a um acréscimo da sua capacidade de meta-reflexão sobre o seu desempenho em compreensão na leitura.

The foreseen study aimed to determine the role that “ludic practices” could play in developing skills in reading comprehension. With this purpose, we proceeded to the conception and implementation of a didactic intervention focused on the approach of a full literature reading, of narrative character, with a group of basic education students from the 5th grade, using action-research. We collected data on their representations (through questionnaires) and their performance (through activities focused on reading comprehension of narrative texts), before and after the didactic intervention. The content analysis of these data and the comparison of results indicated that students showed some improvement in terms of reading comprehension at various levels, but continued to reveal many difficulties in constructing inferences. In parallel, there was an evolution in their representations that can be associated to the increasing capacity of meta-reflection on their performance regarding reading comprehension.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents