Author(s):
Lopes, Ângela Maria Coelho
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8270
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Política educativa: Portugal; Sociedade da informação; Internet; Papel da escola: Ensino básico: Guarda (Portugal)
Description
Num contexto de generalização do acesso a computadores pessoais e à Internet, a implementação do programa e.escola possibilitou a aquisição considerável de computadores e a utilização de Internet a alunos do ensino básico (10-15 anos), num curto espaço de tempo. O presente trabalho teve como finalidade analisar como alunos e pais utilizam a Internet e aferir a formação em Internet para alunos dos 2º e 3º ciclos e encarregados de educação. O estudo também tenta compreender de que modo o sistema educativo contribuiu para essa formação, no ano lectivo 2008- 2009. O estudo é composto por três partes. A primeira prende-se com uma revisão de literatura sobre Internet, autonomia de escolas e relação escola-família, a segunda apresenta a metodologia de suporte de trabalho; um estudo de caso (método); entrevista semi-estruturada e inquérito por questionário (técnicas de investigação) e interpretativa numa escola de 2º e 3º ciclos. Na terceira parte são discutidos resultados. Destacam-se brevemente alguns resultados, a utilização de Internet com maior frequência por alunos e pais (comunicação), o tipo de formação em Internet mais referida pelos alunos (auto formação) e pais (com os filhos) e a relevância da utilização e formação em Internet na escola.
In a context of widespread access to PCs and the Internet, the implementation of the e.escola program allowed a considerable acquisition of computers and the use of Internet by elementary school (10-15 years old) students in a short time. This study aims to examine how students and parents use Internet and to infer the level of internet training for students in the 2nd and 3rd cycles and their carers. This study also tries to understand how the educational system contributed to this training during the 2008-2009 school year. The study consists of three parts. The first concerns a review of literature on Internet, school autonomy and management and school-family relationship, the second one presents/ discusses a case study based on qualitative and interpretive research in a 2nd and 3rd cycles school and the third part relates to results and future research directions. Some results can be briefly highlighted, the use of Internet more intensely by students and parents (communication), the type of Internet training referred by most of the students (self-training) and their parents (with their own children) and the relevance of the use and Internet training at school.