Document details

Orientação mercado, qualidade e responsabilidade social: PME-alumínios

Author(s): Martins, Lúcia Ferreira

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8540

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão industrial; Gestão estratégica; Gestão da qualidade total; Responsabilidade social das empresas; Pequenas e médias empresas - Indústria do alumínio - Aveiro (Portugal)


Description

Esta dissertação tem como intuito tentar perceber a relação que existe entre as dimensões da orientação para o mercado, qualidade e responsabilidade social numa PME do sector dos alumínios. Ao tentarmos interligar estes três conceitos podemos observar, que existe um elemento em comum entre elas, ou seja, o foco no cliente. Temos de ter em conta que cada vez mais vivemos num ambiente competitivo e com rápidas mudanças, por isso as empresas tem de desenvolver actividades que estejam centradas no cliente, não só a fim de satisfazer as suas necessidades básicas, como indo além das suas expectativas. Utilizando como instrumento de recolha um questionário, aplicado a diferentes membros da empresa, gestão de topo, colaboradores e clientes, realizou-se uma análise de dados, com o objectivo de observar a aplicação real dos três conceitos numa empresa.

This dissertation has the intention to try to understand the relationship between the dimensions of market orientation, quality and social responsibility in SME in the aluminum sector. When trying to connect these three concepts, we can see that there is a common purpose between them, ie, the customer focus. We must bear in mind that we live in an increasingly competitive environment and rapidly changing, so companies must develop activities that are customerfocused, not only to meet their basic needs, such as going beyond your expectations. Using as a tool for collecting a questionnaire applied to different members of the company, top management, employees and customers, there was a data analysis in order to observe the actual application of the three concepts in an organization.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents