Document details

Biologia e biotecnologia vegetal numa perspectiva de sustentabilidade

Author(s): Capelo, Ana Margarida de Oliveira cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/964

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Biologia; Biotecnologia vegetal; Genética vegetal; Clonagem; Ensino das ciências


Description
A importância de áreas científicas, como biologia e biotecnologia na vida humana é cada vez mais reconhecida. Assim, é necessário que professores, actuais e futuros, e investigadores desenvolvam programas de formação/investigação orientados para a compreensão de conteúdos científicos e questionamento da natureza destas áreas e, simultaneamente, para utilizações conscienciosas de conhecimento científico na vida prática. É neste quadro que se insere a investigação realizada e apresentada na presente dissertação. Para responder à questão central:”Como proporcionar formação em biologia e biotecnologia para o mundo contemporâneo a alunos futuros professores de ciências?”, a investigação envolveu dois percursos gerais de trabalho: i) Autoformação em biologia e biotecnologia vegetal numa perspectiva investigativa e ii) Desenvolvimento de percursos investigativos em formação inicial de professores de ciências para o Ensino Básico, envolvendo temáticas actuais relacionadas com biologia e biotecnologia. Globalmente, a investigação baseou-se em três pressupostos: 1º) É oportuno e necessário mobilizar conhecimentos oriundos da investigação científica actual em biologia e biotecnologia para conceber, planear e desenvolver actividades de formação inicial de professores de ciências, 2º) O perfil profissional de professores envolvidos em formação inicial de professores de ciências deve integrar competências científicas, desenvolvidas em trabalho investigativo e 3º). Aos alunos-futuros professores de ciências devem proporcionar-se oportunidades para desenvolverem reflexão epistemológica e trabalho investigativo, para mobilizarem adequadamente conhecimento oriundo de investigação científica actual e desenvolverem competências na tripla perspectiva de educação sobre ciências, pelas ciências e em ciências. A autoformação desenvolveu-se no âmbito de dois projectos em biologia e biotecnologia vegetal, designadamente, Toxicidade do chumbo em alface, onde se testou o efeito do chumbo em alface (Lactuca sativa), e Micropropagação de zimbro, onde se implementaram metodologias de micropropagação/clonagem de uma espécie em risco em Porto Santo, Juniperus Phoenicea. O desenvolvimento de percursos investigativos, com e por alunos-futuros professores de ciências, efectuou-se no âmbito de uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática para o 2º ciclo do Ensino Básico. Estes percursos compreenderam reflexão epistemológica e o desenvolvimento de trabalho investigativo que envolveu um conjunto de estratégias e recursos, incorporando conteúdos de toxicologia ambiental e de biotecnologia vegetal numa perspectiva de inter-relações ciência, tecnologia e sociedade. Os resultados relativos ao desenvolvimento destes percursos investigativos evidenciaram o interesse e importância de se desenvolverem em temáticas científicas actuais e relevantes para o mundo contemporâneo, como via de autoformação, por um lado, e como estratégia de formação de alunos-futuros professores de ciências, orientada por preocupações de educação para o desenvolvimento sustentável, por outro. Simultaneamente, permitiram que todos os intervenientes, em particular os alunos-futuros professores de ciências, aprofundassem conhecimentos sobre contextos e processos envolvidos em formação em biologia e biotecnologia para o mundo contemporâneo e identificassem implicações para a formação de professores. Permitiram, ainda, apontar sugestões para investigação futura neste domínio. The importance of scientific areas, such as biology and biotechnology, in human life is more and more acknowledged. Therefore it is necessary that today and future teachers, as well as researchers, develop investigation and formation programs built towards the understanding of scientific matters and the questioning of its nature and, simultaneously, towards thoughtful uses of scientific knowledge in everyday's life. It is in this scenario that we can inscribe the research presented in this dissertation thesis. In order to answer the main question: “How can we give future science teachers a proper formation in biology and biotechnology to the contemporary world?”, the research took two general main working and leading ways: i) Self formation in biology and biotechnology from an investigation perspective and ii) Development of ways of research in training of future science teachers for basic education, involving nowadays themes related to biology and biotechnology. On the whole, this research was based in three main ideas: 1st) It is seasonable and necessary to convey Knowledge coming from scientific investigation in biology and biotechnology to design, plan and develop activities to the initial formation of science teachers; 2nd) The professional profile of the teachers involved in the initial formation of science teachers must include scientific skills, developed in research work and 3rd) Opportunities to develop epistemological reflection and research work should be given to the students, future teachers of science, in order they can properly transfer Knowledge coming from update scientific investigation and develop skills in the threefold perspective of the education about science, through science and in science. Self formation was developed through two projects in plant biology and biotechnology, as follows: Lead toxicity in lettuce, where the led effect in lettuce was tested (Lactuca sativa), and Micropropagation of Juniperus, where metodologies of micropropagation and cloning of a species at risk of Porto Santo, Juniperus phoenicea, were performed. The development of ways of research, with and by students, future teachers of science, was done in the course of a college degree in Nature Science and Mathematics, designed to teach young children (from 11 to 12) of the 2nd cycle of school. These ways included epistemological reflection and the development of research work, which involved a cluster of strategies and resources, embodying contents from environmental toxicology and from plant biotechnology in a perspective of interrelationship among science, technology and society. The results related to the development of these research ways showed both the interest and importance of developing update and relevant scientific themes to the contemporary world, as a way of self formation, on the one hand; and as strategy of formation of students, future teachers of science, guided by concerns towards the education to a sustainable future, on the other hand. At the same time, they allowed that all the participants, specially the students, future teachers of science, could deepen their knowledge about contexts and proceedings involved in the formation in biology and biotechnology to the modern world and could identify the implications towards the formation of teachers. They allowed still to point out suggestions to future investigation in this field.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Maria da Conceição Lopes Vieira dos; Carvalho, Maria Arminda Pedrosa e Silva
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo