Document details

A construção do projecto educativo de escola: contributo para o estudo dos processos de definição da lógica de funcionamento da escola

Author(s): Macedo, Berta

Date: 1993

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/100

Origin: Repositório Institucional da UNL


Description

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento

O Projecto Educativo situa-se no cerne da distinção entre dois conceitos de escola: a escola entendida como unidade local de um serviço público centralizado e a escola reconhecida enquanto comunidade educativa. Desta afirmação, não pode extrair-se como corolário que a existência de um Projecto Educativo corresponde, sempre, a uma mudança do conceito de escola. Entendemos, por Projecto Educativo de Escola, aquele que traduz a poiítica educativa, distinta e onginal de cada comunidade educativa, construída na gestão de tensões positivas entre princípios e normas nacionais e, princípios, objectivos, necessidades, recursos e modos de funcionamento especí.6~0~de cada escola. Porém, ao considerar-se a escola como uma comunidade educaüva, estarnos perante um construído social, em que os actores que nele interferem lhe imprimem uma dinâmica de acção colectiva. A interacção desenvolvida entre os actores, pela diversidade de valores, interesses e capacidades que movimenta, e um elemento fundamental na elaboração e realização do PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA. É na dinâmica de construção do Projecto, que se negoceia e se decide a lógica de fUncionamento da escola. O modo como se desenvolve este processo, traduz-se na orientação educativa global da escola.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ambrósio, Teresa
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents