Document details

A dimensão intercultural do inglês como língua estrangeira em contexto de formação profissional - estudo de caso

Author(s): Silva, Maria Antónia Pinto Soares Duarte

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10102

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Inglês língua estrangeira; Intercultural Awareness e Intercultural Competence; Learner-Centred Learning (LCL); Task-based Learning/Teaching (TBLT); role-play; Simulação


Description

Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Inglês

Este estudo de caso foi conduzido com um grupo de adultos de diferentes graus de Inglês que participaram num curso profissional de Comércio Internacional no Centro de Formação CECOA em Lisboa. O curso consistiu em 125 horas de ensino de Inglês. A finalidade do projecto foi a de aproveitar este curso de 6 meses para experimentar/ pôr em prática algumas das ideias apresentadas durante os seminários de Mestrado, nomeadamente: Intercultural Awareness e Intercultural Competence, Learner-Centred Learning e Task-based Learning/Teaching. Os objectivos do projecto foram: explorar de que forma (professor e alunos) podem desenvolver a competência intercultural e centrar-se nas responsabilidades comunicativas no contexto do ensino do Inglês num curso de Comércio Internacional; explorar de que forma a abordagem e metodologia usadas podem facilitar a aquisição de aptidões de competência intercultural e linguagem profissional. O curso foi desenhado de forma a incluir o desenvolvimento da consciencialização intercultural e de aptidões de comunicação num contexto profissional. Considerando os principais princípios teóricos implicados na planificação do curso, este estudo descreve (e analisa) o conjunto de tarefas e simulações usadas para desenvolver a autonomia e as competências linguística e intercultural dos formandos, aptidões exigidas nas organizações internacionais. Por último é analisada a representação final de uma conferência internacional, trabalhada e simulada pelos formandos, como preparação para uma carreira no âmbito negocial.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents