Author(s): Magalhães, Sónia dos Reis
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10149
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Diversidade Cultural; Alunos do Ensino Secundário; Formação docente; Cabo Verde
Author(s): Magalhães, Sónia dos Reis
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10149
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Diversidade Cultural; Alunos do Ensino Secundário; Formação docente; Cabo Verde
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
As alterações sentidas na caracterização da população escolar transformam a escola num lugar de encontro e de diálogo de culturas, exigindo que ela, enquanto instituição responsável pela igualdade de oportunidades de todos os alunos que a frequentam, as valorize e seja sensível aos seus valores. No contexto cabo-verdiano, a diversidade cultural é uma realidade nova que impõe exigências à sociedade e à escola em particular. O trabalho desenvolvido no presente estudo tem por objectivo verificar em que medida os professores do ensino secundário em Cabo Verde se sentem preparados para lidar com a diversidade cultural dos alunos nas escolas. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optámos por elaborar e aplicar um questionário a noventa e oito professores do ensino secundário de um Liceu em Cabo Verde. Os resultados deste estudo apontam para a identificação dos inquiridos quanto à diversidade cultural existente na escola. Observa-se, contudo, o reconhecimento por parte dos inquiridos relativamente à importância da formação em educação multi/intercultural na escola, associada aos novos desafios colocados pelas mudanças sociais e culturais da sociedade e da escola, em particular, bem como a fraca presença dos conteúdos relacionados com a diversidade cultural nos currículos escolares e no da formação dos professores.