Author(s):
Moita, Cremilde Costa
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/10167
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Técnicas e metodologias; Léxico; Processo comunicativo; Aprendizagem; Partilha; Estratégias; Formas motivadoras
Description
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e secundário – área de especialização em Espanhol
Neste relatório está o resultado da minha investigação sobre como desenvolver técnicas e metodologias que permitam ao aluno adquirir o léxico da língua espanhola de forma organizada num determinado processo comunicativo. A ideia principal é contrariar alguma tendência instalada de fornecer aos alunos listagens de palavras com o respetivo correspondente na língua materna e esperar que os alunos as memorizem de forma adequada à sua utilização. Hoje em dia, com todas as técnicas à nossa disposição e suportando-se nos princípios teóricos de alguns dos autores que se debruçaram sobre o tema, podemos implementar as metodologias necessárias para que a aprendizagem do léxico se torne um momento de partilha entre o professor e os alunos e entre os alunos. Assim sendo, aprender léxico efetivamente é proporcionar aos alunos formas motivadoras de o fazer dentro da sala de aulas e por vezes, também fora da sala, no espaço da comunidade educativa. O objetivo principal do meu relatório é implementar estratégias na sala de aula, permitindo aos alunos, desde o primeiro momento, organizar o léxico de maneira que o possam armazenar e recuperar de forma rápida e eficiente sempre que seja necessário. Para tal, numa segunda fase do meu trabalho pretendo fazer uma descrição das atividades desenvolvidas durante a minha experiência na Prática de Ensino Supervisionda (P.E.S.), no sentido de comprovar os dados teóricos apresentados.