Document details

Performatividades em Exposição: Encontros e Desencontros entre Performances e Contextos Curatoriais

Author(s): Salazar, Daniela Andreia Viola Ferreira

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/107863

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Museu; Curadoria; Performatividades; Museum; Curatorial Studies; Performativities; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

Esta dissertação emerge do diálogo entre diversas premissas que colocam em relação o lugar do Museu e da Performance. Ambos surgem neste projecto de investigação, não só como conceitos operativos, definidores de lugares e práticas concretas, mas acima de tudo, enquanto lentes de análise crítica um do outro, tendo sempre em conta os contextos históricos, de um percurso por vezes cruzado, paralelo ou divergente. Através de uma escrita curatorial, não só os variados pensamentos e argumentos teóricos, quanto os casos de estudo práticos, se vão interpelando, contrariando ou confluindo numa estrutura que condensa nas folhas de papel um projecto que teria lugar numa espacialidade física. Estruturado através dos principais temas que orientaram todo o percurso de investigação e tendo em linha de conta o âmbito do doutoramento no qual se insere – Estudos Artísticos – Artes e Mediação, - esta tese organiza-se em três capítulos centrais, entre os quais se partilham, muitas vezes os mesmos referenciais teóricos e os mesmos exemplos práticos, que compreendem projectos artísticos e curatoriais nacionais e internacionais, numa dialética que pretende abranger diversas temporalidades e geografias. A partir de três linhas de abordagem – a Memória, a Programação e as Performatividades – esta investigação pretende questionar a legitimidade do museu enquanto lugar de emergência dessas memórias e da utilização desses processos e da prática artística performativa enquanto recursos curatoriais e programáticos da instituição, perseguindo o objectivo maior de identificar, numa tendência contemporânea, o museu enquanto um lugar performático e performativo. Nos interstícios deste argumento, serão diversos os exemplos, não só de projectos artísticos quanto curatoriais que interpelam os benefícios e as perversidades dessa tendência, apontando, em todos eles, caminhos que poderão reformular o lugar do Museu do século XXI, tendo sempre no horizonte o papel fulcral que estas práticas artísticas, mas também sociais, desempenham nesse processo.

This dissertation emerges as one of the many possible results to develop on the issue that relates and puts in dialogue the various aspects and premises between the place of the Museum and Performance. Both arise in this research project not only as operative concepts, defining places and as concrete practices, but above all as lenses of critical analysis of each other, always taking into account the historical contexts of a sometimes crossed path, parallel or divergent. Through a curatorial writing, not only the various theoretical thoughts and arguments, but also the practical case studies, are challenged, contradicted or conflicted in a structure that condenses on the sheets of paper a project that would take place in a physical spatiality. This thesis is organized into three central chapters, among which we share, often the same theoretical and authoritative references, as the same practical examples, which comprise national and international artistic and curatorial projects, in a dialectic that intends to cover different temporalities and geographies. Through three lines of approach - Memory, Programming and Performativities - which circulate between the pertinence of the institutionalization of a historical path of performance art in museums (as well as of the other performing arts, with a greater focus on disciplinary intersection projects between dance, theater and music), the legitimacy of the museum as a place of emergence of these memories and the use of these processes and performative artistic practice as curatorial and programmatic resources of the institution, pursue the larger objective of identifying, in a contemporary tendency, the museum as a performative place. In the interstices of this argument, there will be many examples, not only of artistic but curatorial projects that question the benefits and preversities of this tendency, pointing in all of them ways that may reshape the place of the 21st century Museum, always in line with account of the pivotal role that these artistic but also social practices play in this process.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Madeira, Cláudia; Alves, Margarida Brito
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents