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Teatro estudio do Salitre, um teatro improvável entre a arte e a política

Author(s): Sousa, Alexandre Barros de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/11339

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Cultura; Literacia; Teatro; Fascismo


Description

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em História Contemporânea

Pretende-se, com este estudo, perceber as motivações essenciais que levaram, em 1946, à fundação do Teatro Estúdio do Salitre, projeto que, durante quatro anos, levou à cena um número significativo de peças de teatro de autores nacionais e estrangeiros, no Micro Teatro, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, situado na Rua do Salitre, muito perto do Largo do Rato. Pretende-se também analisar as razões que levaram três homens de teatro, Gino Saviotti, Vasco de Mendonça Alves e Luís Francisco Rebelo a associar-se, considerando que, à distância de mais de sessenta anos, essa associação se afigura no mínimo improvável, dadas as suas claras diferenças, tanto ideológicas, como culturais. Um objectivo parece no entanto aproximá-los, o de conseguir um teatro abrangendo um público tão vasto quanto possível, embora com intuitos aparentemente bem diferenciados: Rebelo, querendo oferecer a esse público um teatro de elevado nível intelectual e cénico, experimentando ... diversos recursos contemporâneos da linguagem teatral no sentido de uma crítica iluminada, quer pela obsessão existencial da morte, quer pelo seu progressismo social...1; Saviotti, dando preferência ao lado espetacular, sem dar grande importância ao texto e ao seu conteúdo, defensor de um teatro próximo do teatro de boulevard, um teatro para o povo; Mendonça Alves, desejando, acima de tudo, divertir a audiência, optando pela ligeireza dos textos, escrevendo dramas de moral burguesa e comédias de grande público. Verificar-se-á, concomitantemente, a coerência entre os propósitos iniciais - defendidos em vários documentos, que serão estudados, em particular o Manifesto do Essencialismo Teatral e o Paradoxo sobre o Teatro - e a prática teatral, durante os anos em que o Salitre existiu. Far-se-á, por último, um breve historial das obras apresentadas, dos seus autores e encenadores, bem como dos atores mais conhecidos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
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