Author(s): Silvano, Filomena ; Rosales, Marta ; Ferreira, Sónia
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/11440
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): media étnico; etnicização; transnacionalismo; identidade
Author(s): Silvano, Filomena ; Rosales, Marta ; Ferreira, Sónia
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/11440
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): media étnico; etnicização; transnacionalismo; identidade
O texto tem por base a investigação realizada no quadro do projecto ““Feeling the Pulse of the community" - Identity politics and narratives of a portuguese migrant community in Canada”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projecto centrou-se no estudo do programa de televisão “Gente da Nossa”, que integra as características dos “Ethnic minority media”. Colocando-se no interior do campo da Antropologia dos Media, a estratégia metodológica integrou uma etnografia da produção e da recepção. O texto coloca o programa “Gente da Nossa” no interior da problemática mais geral das relações complexas que se estabelecem entre a produção e a difusão dos conteúdos dos “media étnicos” e os processos de etnicização de comunidades migrantes: o programa é conceptualizado enquanto veículo estrategicamente usado nos processos de construção, difusão, objectificação e mercadorização de imagens da “comunidade portuguesa do Canadá”. Quando tomado no seu conjunto, o processo de etnicização surge como algo complexo: uma etnografia do detalhe permite ler e discutir as diferentes dimensões desse complexo trabalho de construção da ideia de “comunidade”.