Document details

As Alterações Climáticas na era do Antropoceno. Um novo paradigma para as Relações Internacionais? O caso do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas.

Author(s): Sousa, José Manuel Freitas de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/12113

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Alterações climáticas; Antropoceno; Globalização; Inércia; Paradigma


Description

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais

Partindo da análise da complexidade do fenómeno das alterações climáticas, da sua inserção num contexto mais vasto de uma profunda transformação que a Humanidade está a exercer sobre o Planeta motivada pela globalização da actividade económica e traduzida no conceito de Antropoceno, esta dissertação procura demonstrar a desadequação do paradigma dominante nas relações internacionais para responder à crise global que coloca em perigo a Civilização Humana. A dissertação centra-se no caso do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas e nas suas contradições, nomeadamente as que parecem advir da distinta natureza dos seus Grupos de Trabalho. Concluímos que o importante papel desta organização para a mobilização de esforços no combate eficaz ao problemas das alterações climáticas está a ser prejudicado pela visão redutora de que poderá haver vencedores neste processo. Esta visão pode mesmo ser parcialmente responsável pelo agravamento do problema. Cremos que só uma alteração radical nas relações internacionais em direcção a uma cooperação sem precedentes entre os Estados, poderá impedir uma catástrofe de proporções bíblicas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents