Author(s):
Pereira, Samuel Ricardo Augusto Ramos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/12256
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Improvisação musical; Processo de avaliação; Generalização e transferência de conhecimento
Description
Relatório de estágio e dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Musical no Ensino Básico
É pertinente constatar que a prática da improvisação musical na educação musical não é uma das áreas mais implementadas pelos professores designadamente no ensino básico. Tal facto, torna-se crítico quando verificamos que educadores, pedagogos e estudiosos defendem que a capacidade de improvisar está ligada, para além de outros factores, à capacidade do aluno exteriorizar conhecimento adquirido no momento exacto à performance, assumindo por isto mesmo, um papel insubstituível na avaliação da aprendizagem musical. Pensa-se que a carência de informação pedagógica sobre este aspecto da improvisação, associada a uma certa falta de contacto com a prática musical propriamente dita, poderá explicar pelo menos parte do problema. O presente trabalho tem como objectivo apresentar, através da análise de pesquisa bibliográfica recentemente desenvolvida, uma sucinta reflexão teórica sobre o significado educativo da improvisação, concretamente da sua relação com o processo de assimilação e exteriorização de conhecimento, de forma a fundamentar sua pertinência no currículo da Educação Musical. Por fim, no seguimento dos contributos apresentados, serão confrontadas, por meio da observação participante realizada em sala de aula e com uma pequena análise crítica e qualitativa, as actividades de improvisação desenvolvidas nas turmas 6º6 e 8º2 da Escola do Ensino Básico 2º e 3º Ciclo Fernando Pessoa situada na freguesia de Santa Maria dos Olivais.