Document details

IMPROVISAÇÃO MUSICAL - CONTRIBUTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE O SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM MUSICAL

Author(s): Pereira, Samuel Ricardo Augusto Ramos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/12256

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Improvisação musical; Processo de avaliação; Generalização e transferência de conhecimento


Description

Relatório de estágio e dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Musical no Ensino Básico

É pertinente constatar que a prática da improvisação musical na educação musical não é uma das áreas mais implementadas pelos professores designadamente no ensino básico. Tal facto, torna-se crítico quando verificamos que educadores, pedagogos e estudiosos defendem que a capacidade de improvisar está ligada, para além de outros factores, à capacidade do aluno exteriorizar conhecimento adquirido no momento exacto à performance, assumindo por isto mesmo, um papel insubstituível na avaliação da aprendizagem musical. Pensa-se que a carência de informação pedagógica sobre este aspecto da improvisação, associada a uma certa falta de contacto com a prática musical propriamente dita, poderá explicar pelo menos parte do problema. O presente trabalho tem como objectivo apresentar, através da análise de pesquisa bibliográfica recentemente desenvolvida, uma sucinta reflexão teórica sobre o significado educativo da improvisação, concretamente da sua relação com o processo de assimilação e exteriorização de conhecimento, de forma a fundamentar sua pertinência no currículo da Educação Musical. Por fim, no seguimento dos contributos apresentados, serão confrontadas, por meio da observação participante realizada em sala de aula e com uma pequena análise crítica e qualitativa, as actividades de improvisação desenvolvidas nas turmas 6º6 e 8º2 da Escola do Ensino Básico 2º e 3º Ciclo Fernando Pessoa situada na freguesia de Santa Maria dos Olivais.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents