Author(s): Ramires, Mauro Alexandre Vasques
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/13117
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Veículo elétrico; Cadeira de rodas; Baterias; Motor linear
Author(s): Ramires, Mauro Alexandre Vasques
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/13117
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Veículo elétrico; Cadeira de rodas; Baterias; Motor linear
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
O crescente envelhecimento da população portuguesa conduzirá a grandes mudanças ao nível do sector da saúde. É necessário criar abordagens preventivas, para manter um nível aceitável de autonomia e mobilidade dos idosos e deficientes. Embora este seja um tema de crescente importância na nossa sociedade, tem-se verificado que as sucessivas medidas levadas a cabo nesta área não têm produzido modificações significativas no quadro existente. Existe a necessidade de uma maior adaptação dos veículos elétricos unipessoais às barreiras arquitetónicas e naturais que se encontram nos meios urbanos, assim como torná-los mais baratos de maneira a serem adquiridos mais facilmente por todas as pessoas que tenham essa necessidade. Nesta dissertação apresenta-se o estudo dinâmico e efetuada a implementação de um banco basculante que proporciona estabilidade e principalmente segurança ao utilizador. Foi também realizado o projeto e respetiva implementação de um sistema de gestão de baterias de uma cadeira de rodas elétrica, que faz a monitorização dos seus modos de funcionamento e carregamento. Estes sistemas foram completamente concluídos e testado o seu correto funcionamento tendo sempre em conta o critério do menor custo na implementação do protótipo que numa perspetiva de futura produção possa ser comercializado a baixo custo.