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Tradução e validação para Portugal do Patient Activation Measure 13 : em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2

Author(s): Dias, Vera Lúcia Ruivo

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/14757

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Patient Activation Measure 13; Ativação do doente; Diabetes Mellitus tipo 2; Tradução; Validação; Portugal; Patient Activation Measure 13; Patient activation; Portugal; Diabetes Mellitus type 2; Translation; validation


Description

RESUMO - Introdução: A Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) tem uma elevada prevalência em todo o mundo, com impacto significativo a nível de Saúde Pública, na vida dos doentes e nos custos que lhe são associados. O Patiente Activation Measure 13 (PAM13) é um questionário que possibilita a avaliação das crenças, conhecimentos, motivação e capacidades de uma pessoa em relação à sua saúde; pelo que a sua utilização na DM2 é pertinente. Objetivos: Traduzir o PAM 13, versão curta, para Português de Portugal; Estabelecer as propriedades psicométricas da versão Portuguesa do PAM 13 (PAM13-P); Validar a PAM 13-P num grupo de pessoas com DM2. Material e métodos: O processo de tradução e adaptação cultural do questionário foi composto pelas fases: 1-Tradução, 2-Reconciliação e síntese, 3-Back translation, 4-Rever e sintetizar a Back translation, 5-Harmonização, 6-Revisão do comité de peritos, 7-Cognitive debriefing e 8-Avaliação final. Para validar o PAM13-P realizou-se um estudo observacional transversal analítico com uma amostra de conveniência, de pessoas com DM2, seguidas na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. O questionário foi de autopreenchimento e foi consultado o processo clínico para obtenção da HbA1c. O tratamento estatístico foi realizado através do SPSS 21® e Winsteps v3.8.1®. Resultados e discussão: O processo de tradução e adaptação cultural foi realizado de acordo com as guidelines. Foram realizados 3 painéis de e-Delphi, com 21 participantes de áreas distintas, tendo-se obtido bons níveis de concordância. As principais modificações realizadas ao questionário foram a simplificação da linguagem e dos itens, obtendo-se as equivalências necessárias. O PAM13-P foi aplicado a 201 pessoas, sendo que a taxa de resposta foi de 83%. Na amostra analisada 57.3% eram homens. Obtiveram-se as médias de idade 67.1 anos e de duração de diabetes 17.3 anos. A média do score do PAM foi 58.5±10.1(41.8-90.5) pontos e 49,7% da amostra estava no nível 3 de ativação. Relativamente aos itens verificou-se que os itens mais difíceis foram o 13(56.1) e o 8(55.4) e o com menor dificuldade foi 4(38.5). As categorias de resposta tiveram um bom ajuste ao Modelo de Rasch. O ajustamento dos itens foi infit entre 0.779-1.177 e outfit entre 0.794-1.315. A fiabilidade dos indivíduos variou entre 0.77(real) e 0.83(modelo) e dos itens foi de 0.97 (real e modelo). O Alfa de Cronbach foi bom (α=0.82). Estas estatísticas foram semelhantes aos da validação do PAM13. Existiu uma relação entre o score do PAM e os itens de validação em 51%. Das variáveis analisadas, existia um relação do nível de ativação com a idade e com a HbA1c. Conclusões: O PAM13-P foi traduzido e adaptado culturalmente para Português e foi validado em pessoas com DM2, sendo as propriedades psicométricas boas.

ABSTRACT - Introduction: Diabetes Mellitus Type 2 (DM2) has now reached an unprecedented prevalence all over the world. The soaring levels of DM2 have profound implications on Public Health, patients’ lives and national economy. The Patient Activation Measure 13 (PAM13) is a questionnaire that assesses beliefs, knowledge, motivation and skills towards a patient’ own health. Therefore, PAM 13 is of paramount importance in DM2 self-management. Objectives: To translate the short version of PAM 13 to European Portuguese (PT-PT); To establish the psychometric properties of the Portuguese version of PAM 13 (PAM13-P); To validate PAM 13-P in a group of DM2 patients. Material and Methods: The process of translation and cultural adaptation of the questionnaire was divided in 8 phases: 1-Translation, 2-Reconciliation and summarizing, 3-Back Translation, 4-Reviewing and summarizing the Back Translation, 5-Harmonization, 6-Experts committee reviewing, 7-Cognitive Debriefing and 8-Final evaluation. To validate PAM13-P an observational and analytical cross-sectional study with a convenience sample of people with DM2 followed in Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal was employed. The questionnaire was self-administered and medical records were consulted to attain the HbA1c. Statistical analysis was conducted using the statistical tool SPSS v21.0® and Winsteps v3.8.1®. Results and Discussion: The translation process and cultural adaptation was conducted according to the available guidelines. A good level of agreement was achieved between the 3 e-Delphi panels with 21 participants from different areas. Simplifying language and items were the major questionnaire changes proposed. PAM13-P was first applied to 201 people with a response rate of 83%, 57.3% of whom were male. The mean age was 67.1 years old and on average, they had diabetes for 17.3 years. PAM’s mean score was 58.5±10.1(41.8-90.5) points of whom 49,7% were at activation level 3. In the PAM13-P the most difficult items were 13(56.1) and 8(55.4) while the least difficult was 4(38.5). The response categories were well adjusted to the Rasch Model. Items’ adjustment was infit between 0.779-1.177 and outfit between 0.794-1.315. Person reliability varied between 0.77 (real) and 0.83 (model) and item reliability was of 0.97 (real and model). These results were similar to the PAM13 validation. PAM score was related to the validation items in 51%. Cronbach's alpha was good (α=0.82). The analyzed variables suggest a relation between the activation levels and age and HbA1c. Conclusions: PAM13-P was translated and culturally adapted to European Portuguese in Portugal and validated in people with DM2 with good psychometric properties.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nunes, Carla; Laranjo, Liliana
Contributor(s) RUN
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